Influenza Aviária – 12º caso positivo em ave silvestre é confirmado em Santos

Publicado em 26/07/2023 17:10

Após mais de 53 mil animais inspecionados no Estado de São Paulo, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa que na tarde desta quinta-feira (26), um Trinta-reis-real, ave silvestre, foi atestada positiva para a Influenza Aviária de alta patogenicidade no munícipio de Santos. Até o momento, todos as 12 aves positivadas no Estado são silvestres e foram encontradas nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, Guarujá, Santos, São Sebastião, São Paulo e agora, Praia Grande e Itanhaém.

A Defesa Agropecuária disponibiliza em seu site, painel com panorama atualizado sobre a doença para consultas a respeito de casos confirmados e atendimentos prestados em todo o território estadual. Qualquer cidadão pode acessar o painel através do link

Além do painel, a CDA também tem disponibilizado, diariamente, em suas redes sociais, informações atualizadas com números relacionados ao número de animais inspecionados, vigilâncias ativas, suspeitas descartadas e também em andamento. Para acompanhar as atualizações no Instagram e no Facebook. 

A Defesa Agropecuária reforça que o consumo de aves e ovos não transmite a doença e pede para que a população siga as orientações do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e não toque em aves que possam apresentar os sintomas clínicos.

A infecção humana ocorre principalmente por contato direto com aves infectadas, portanto aves doentes ou mortas não devem ser manipuladas sem a utilização de equipamento de proteção individual (EPI) e a Defesa Agropecuária deve ser acionada imediatamente caso ocorra alguma suspeita da doença ou identificação de aves mortas.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CDA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário