Minério de ferro se recupera com otimismo sobre ajuda ao setor imobiliário da China

Publicado em 20/07/2023 08:21

Logotipo Reuters

Por Carman Chew

CINGAPURA (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro se recuperaram nesta quinta-feira em meio a conversas no mercado sobre mais apoio ao setor imobiliário da China, embora preocupações com excesso de oferta e demanda fraca tenham limitado os ganhos.

O minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com alta de 1,7%, a 849,5 iuanes (118,25 dólares) por tonelada, quebrando uma sequência de três dias de perdas.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de referência do minério de ferro para agosto subiu 2,1%, para 114,7 dólares por tonelada.

"Os otimistas agora estão apostando suas fichas em rumores de que os reguladores estão considerando planos para aliviar as restrições às hipotecas a fim de reiniciar o motor de crescimento da economia", disse Atilla Widnell, diretor-gerente da Navigate Commodities.

“Dito isso, as autoridades estão esquecendo o quão danificada e quebrada está a confiança do consumidor após anos de restrições da política zero-Covid e projetos imobiliários atrasados”, acrescentou Widnell.

Do lado da oferta, os estoques de minério de ferro transoceânico aumentaram cerca de 3,4% ao ano nas primeiras 28 semanas de 2023, de acordo com dados de rastreamento de navios, elevando as preocupações com o excesso de oferta na China e no mundo e pressionando os preços para baixo, disse o Commonwealth Bank of Australia.

Qualquer pacote de estímulo provavelmente será limitado devido às preocupações com os altos níveis de dívida do governo local, impondo desafios à demanda por aço até o segundo semestre de 2023, acrescentou o banco.

Na quarta-feira, a Rio Tinto sinalizou preocupações sobre uma desaceleração econômica global ao relatar uma série de problemas de produção em todas as operações, mas disse que sua produção de minério de ferro deve ficar no limite superior de suas expectativas para o ano.

Enquanto isso, o grupo BHP reportou sua maior produção anual de minério de ferro, ajudada pelo ramp-up contínuo em suas operações de South Flank na Austrália Ocidental, mas disse que enfrenta custos crescentes.

(Reportagem de Carman Chew)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário