IGP-DI tem nova queda em junho e deflação em 12 meses supera 7% em recorde da série

Publicado em 07/07/2023 08:27

Logotipo Reuters

 

Por Luana Maria Benedito

(Reuters) - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou uma quarta queda consecutiva em junho, informou nesta sexta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV), acumulando em 12 meses a maior deflação já registrada na série, de mais de 7%.

O IGP-DI caiu 1,45% no mês passado, desacelerando o ritmo de queda ante baixa de 2,33% vista em maio, acumulando recuo de 7,44% em 12 meses --o mais intenso desde que esse dado começou a ser registrado, em 1998.

Economistas consultados pela Reuters esperavam queda de 1,37% do IGP-DI em junho.

No período, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, caiu 2,13%, um arrefecimento do ritmo de perdas na comparação com a deflação de 3,37% registrada no mês anterior.

“Quedas menos intensas registradas nos preços do milho (de -16,85% para -11,75%) e da soja (de -7,71% para -3,61%) contiveram a deflação ao produtor", explicou André Braz, coordenador dos índices de preços.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que responde por 30% do IGP-DI, caiu 0,10% em junho, após mostrar variação positiva de 0,08% em maio.

"No IPC, o bom comportamento dos preços dos alimentos, que caíram 0,36%, e a redução dos impostos para veículos zero km, cujos preços recuaram 5,47%, abriram espaço para que os preços ao consumidor caíssem", explicou Braz.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, acelerou a alta para 0,71% em junho, ante 0,59% no mês anterior.

A inflação no Brasil tem mostrado sinais de arrefecimento, de acordo com dados recentes, o que elevou a perspectiva de que o Banco Central começará em breve a cortar a taxa de juros Selic, atualmente em 13,75%.

O IGP-DI calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre o 1º e o último dia do mês de referência.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário