Setor de serviços dos EUA acelera em junho, aponta pesquisa do ISM

Publicado em 06/07/2023 11:08

Logotipo Reuters

 

WASHINGTON (Reuters) - O setor de serviços dos Estados Unidos cresceu mais rápido do que o esperado em junho com o aumento de novos pedidos, mas uma medida dos preços pagos pelas empresas por insumos caiu para uma mínima de mais de três anos, sugerindo que a inflação de serviços continuará a esfriar.

O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) disse nesta quinta-feira que seu PMI não manufatureiro aumentou para 53,9 no mês passado, de 50,3 em maio. Uma leitura acima de 50 indica crescimento no setor de serviços, que responde por mais de dois terços da economia. Economistas consultados pela Reuters previam alta a 51,0.

A pesquisa está entre vários indicadores, incluindo início de construção de moradias, criação de vagas de trabalho e encomendas de bens manufaturados, que sugerem que a economia continua avançando, apesar dos riscos crescentes provocados pelos fortes aumentos na taxa de juros pelo Federal Reserve.

Os custos de empréstimos mais altos afetaram a manufatura, com o ISM relatando na semana passada que seu PMI de indústria permaneceu abaixo do limite de 50 em junho pelo oitavo mês consecutivo, o período mais longo desde a Grande Recessão.

O Fed aumentou sua taxa básica de juros em 500 pontos-base desde março de 2022, quando iniciou sua campanha de aperto monetário mais rápida em mais de 40 anos.

Uma medida de novos pedidos recebidos por empresas de serviços aumentou para 55,5 no mês passado, de 52,9 em maio. Houve um sólido aumento nas exportações. Apesar da aceleração da demanda, a inflação de serviços continuou a se moderar, o que é um bom presságio para os esforços do Fed em reduzir a inflação para sua meta de 2%.

O setor de serviços está no centro da batalha contra a inflação, já que os preços dos serviços tendem a ser mais rígidos e menos responsivos a aumentos de juros. Um indicador de preços pagos por empresas de serviços por insumos caiu para 54,1, o nível mais baixo desde março de 2020, de 56,2 em maio.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário