Encomendas à indústria alemã sobem, mas situação ainda é crítica, dizem analistas

Publicado em 06/07/2023 09:29 e atualizado em 06/07/2023 10:24

Logotipo Reuters

 

Por Maria Martinez

BERLIM (Reuters) - As encomendas à indústria da Alemanha aumentaram mais do que o esperado em maio devido a pedidos em larga escala de navios, aeronaves e veículos militares, mas analistas disseram que, além dessas compras excepcionais, o setor continua sob forte pressão.

A entrada de encomendas aumentou 6,4% em relação ao mês anterior em base sazonal e ajustada pelo calendário, informou a agência federal de estatísticas nesta quinta-feira. Uma pesquisa da Reuters com analistas apontava para um aumento de 1,2%.

Houve alta de 137,1% na fabricação de outros equipamentos de transporte, que inclui navios, material ferroviário, aéreo e espacial, além de veículos militares.

A forte alta neste setor, impulsionando o índice principal, foi devido a pedidos em grande escala, disse a agência de estatísticas.

Se esse componente altamente volátil for descontado, o aumento no número principal é de apenas 2,4%, em vez de 6,4%, disse o economista sênior do Commerzbank, Ralph Solveen.

O número de abril foi revisado para um aumento de 0,2%, em vez de uma queda de 0,4% no mês.

Apesar dos dados positivos em maio e abril, a comparação trimestral mostrou que as novas encomendas foram 6,1% menores no período de março a maio do que nos três meses anteriores, indicando uma desaceleração da demanda.

"Embora os números de maio tenham iluminado um pouco o quadro, a tendência continua apontando claramente para baixo", disse Solveen.

Os pedidos caíram 4,3% em comparação com maio de 2022.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário