Ibovespa mostra fraqueza em sessão com feriado nos EUA; Braskem sobe

Publicado em 04/07/2023 12:26

Logotipo Reuters

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa mostrava fraqueza nesta terça-feira, em sessão com liquidez afetada por feriado nos Estados Unidos e após voltar a rondar os 120 mil pontos na véspera, mas as ações da Braskem avançavam mais de 4% em meio a notícias envolvendo a venda do controle da petroquímica.

Às 12:04, o Ibovespa caía 0,24%, a 119.380,32 pontos. O volume financeiro somava 4,6 bilhões de reais, em dia de Wall Street fechada por causa do feriado norte-americano do Dia da Independência.

"A ausência de uma referência externa mais consolidada e a agenda de indicadores mais fraca são desafios para a sustentação do movimento de alta recente dos ativos locais", ponderou o estrategista José Cataldo, da Ágora Investimentos, em relatório enviado a clientes nesta terça-feira.

Da agenda do dia investidores analisavam declarações de Gabriel Galípolo, indicado pelo governo para a diretoria de Política Monetária do Banco Central, em sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, bem como dados de produção industrial do Brasil, além das discussões envolvendo a reforma tributária e o Carf.

Segundo análise técnica do Itaú BBA, o viés positivo continua nos mercados no curto prazo, porém um movimento de realização de lucros está em curso na bolsa brasileira.

DESTAQUES

- BRASKEM PNA avançava 4,33%, a 28,66 reais. A Novonor convidou a Unipar para dar início ao processo de due dilligence, visando a apresentação de uma oferta final vinculativa por sua participação na Braskem. A Unipar disse que recebeu da Novonor sinalização de que a estrutura da operação pretendida atende aos seus interesses.

- HAPVIDA ON recuava 2,04%, a 4,33 reais, em dia de ajustes, após quatro altas seguidas, período em que acumulou avanço de mais de 8%. REDE D'OR ON era negociada em baixa de 1,94%, a 32,83 reais, após alta de 4,6% no acumulado dos últimos três pregões. Na véspera, o Supremo Tribunal Federal (STF) fixou o entendimento de que é necessária uma prévia negociação entre os envolvidos para a fixação do piso nacional da enfermagem aos trabalhadores do setor privado. Se não houver acordo em um prazo de 60 dias, valerão as regras previstas na lei do ano passado que instituiu o piso.

- IRB RE ON mostrava declínio de 2,17%, a 42,9 reais, também corrigindo valorização recente expressiva. Apenas em junho, o papel valorizou-se 14,6%.

- BRADESCO PN caía 0,44%, a 16,57 reais, também sofrendo com algum movimento de realização de lucros, enquanto ITAÚ UNIBANCO PN cedia 0,38%, a 28,85 reais.

- VALE ON perdia 0,08%, a 66,18 reais. O contrato futuro do minério de ferro mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE), na China, terminou o pregão diurno pouco alterado, em 821 iuanes (113,86 dólares) a tonelada. O contrato de referência na Bolsa de Cingapura subiu 0,5%.

- PETROBRAS PN subia 0,6%, a 30,26 reais, endossada pela alta dos preços do petróleo no exterior. No noticiário, a ANP afirmou que a produção de petróleo do Brasil somou média de 3,2 milhões de barris de petróleo por dia em maio, alta de 1,9% ante o mês anterior e aumento de 11,2% ano a ano.

- MRV&CO ON avançava 2,68%, a 11,51 reais, tendo de pano de fundo dados mostrando que a divisão de incorporação teve o melhor trimestre de vendas líquidas da história, totalizando um valor geral de vendas (VGV) de 2,2 bilhões de reais no período de abril a junho, com aumento do tíquete médio.

- BRF ON valorizava-se 1,35%, a 9,03 reais, após anunciar oferta primária de ações que permitirá a concretização de um investimento da saudita Salic e da Marfrig na empresa, dona das marcas Perdigão e Sadia. O follow-on envolve lote inicial de 500 milhões de ações que pode ser acrescido.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário