Média de produtividade para a safrinha de milho em Goiás deve ser recorde em 2023, estima especialista
Podcast
Média de produtividade para a safrinha de milho em Goiás deve ser recorde em 2023, estima especialista
A média de produtividade para a safrinha de milho em Goiás deve ser recorde neste ano, segundo o coordenador institucional do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Leonardo Machado. Ele explica que a média geral para o Estado deve ficar na casa das 105 sacas por hectare.
De acordo com Machado, é justamente essa alta produtividade que deve render àqueles produtores que atingirem números maiores, alguma rentabilidade, uma vez que os preços do cereal caíram vertiginosamente desde o início do ano, saindo de cerca de R$ 70,00 a saca para atuais R$ 40,00 por saca.
“Segundo a estimativa do Ifag, para pagar as contas, o produtor precisa de 108 sacas para custear um hectare de milho nesta safrinha. Só de pacote tecnológico, são 72 sacas por hectare”, explica.
A colheita da safrinha já ganha certo ritmo no Estado, conforme pontua Machado, com cerca de 10% das áreas colhidas. Ele explica que, em outros anos, nesta época, o percentual estaria em 15%. “Essa diferença, que é pouca e não é preocupante, está ligada a um pequeno atraso no plantio, mas também às comercializações do milho, já que o produtor está vendendo conforme a necessidade de entrega”, afirmou.
0 comentário
B3 antecipa movimento de queda dos preços do milho que ainda não apareceu no mercado físico
Demanda por milho segue forte nos EUA e cotações futuras começam a 6ªfeira subindo em Chicago
Radar Investimentos: Milho brasileiro encontra barreiras no mercado internacional
Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago