Daly diz que mais dois aumentos de juros pelo Fed são projeção "muito razoável"

Publicado em 23/06/2023 12:11 e atualizado em 23/06/2023 14:15

Logotipo Reuters

Por Ann Saphir

SÃO FRANCISCO (Reuters) - Mais dois aumentos na taxa de juros dos Estados Unidos este ano são uma projeção "muito razoável", disse a presidente do Federal Reserve Bank de São Francisco, Mary Daly, mas, dada a rapidez com que os custos de empréstimo já subiram e a proximidade do ponto em que provavelmente precisam estar, é melhor que se movam mais devagar e cuidadosamente do que antes.

"É, na minha opinião, uma política monetária prudente... diminuir o ritmo conforme você se aproxima do destino", disse Daly à Reuters em entrevista na noite de quinta-feira.

Ao contrário do ano passado, quando o risco de que a inflação pudesse sair do controle superou o de desacelerar a economia mais do que o necessário, os riscos de fazer muito pouco nos juros versus fazer muito agora estão "quase equilibrados", afirmou ela.

"Quero garantir que equilibramos esses riscos em ambos os lados, de aperto menor ou maior", disse Daly. "Adicionar mais seis semanas ao nosso espaço de decisão, para mim, isso parece ótimo e prudente."

Na semana passada, as autoridades do Fed decidiram manter a taxa de juros na faixa atual de 5% a 5,25%, interrompendo o que havia sido uma série de 10 aumentos consecutivos com o objetivo de conter a inflação. Mas com o lento progresso na redução das pressões de preços, a maioria dos membros do Fed também acredita que a taxa precisará chegar a 5,5%-5,75% antes do final do ano.

Para Daly, a decisão dá continuidade a uma desaceleração no ritmo de alta de juros do Fed já em andamento, conforme o banco central passou de aumentos de 75 pontos-base durante grande parte do ano passado para uma alta de 50 pontos em dezembro e de 25 pontos este ano.

Quanto ao que vem a seguir no horizonte imediato - a reunião do Fed no final de julho - Daly permanece sem se comprometer. Dependerá do que ela captar dos contatos da comunidade e das empresas, bem como dos dados econômicos oficiais. "Quero manter a opcionalidade, porque acho prudente."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário