Invasão de animais, como javalis, nas lavouras de milho podem trazer perdas de 35% a 40% da produção

Publicado em 23/06/2023 12:10 e atualizado em 23/06/2023 14:39
Especialista explica que cerca especial protege contra a entrada de animais adultos e filhotes, e pode ser utilizada também em hortas

Logotipo Notícias Agrícolas

De acordo com informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os javalis caracterizam “a segunda maior causa de perda da biodiversidade em escala global e representam um desafio para a conservação dos recursos naturais”. 

“Sua agressividade e facilidade de adaptação são características que, associadas à reprodução descontrolada e à ausência de predadores naturais, resultam em uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente para pequenos agricultores”, informa o órgão.

A analista de mercado do agronegócio da Belgo Arames, Vanessa Amorim Teixeira, explica que, quando um bando de javalis, queixadas, javaporcos ou capivaras invadem lavouras de milho, por exemplo, a perda nos campos podem ficar entre 35% a 40%. 

No intuito de mitigar as perdas não só de lavouras de grãos, mas de hortas, por exemplo, que também sofrem ataques de animais, ela explica que a cerca Belgo Javaporco tem características que ajudam a deter não só animais selvagens, mas até os domésticos. 

BELGO-Javaporco-Credito-Divulgacao-Belgo-Bekaert
Foto: Divulgação

“O jeito de a gente diminuir esses prejuízos é usar a tela Javaporco. É uma tela bastante robusta, que pode ser usada para cercar as produções de grãos e também de hortifruti, mas também para criação de animais, como caprinos e ovinos, por exemplo”. 

Ela explica também que, em áreas de afluentes, proteger essas regiões de animais selvagens também é importante, já que a movimentação deles acaba destruindo parte da vegetação que protege as margens.

“A cerca tem 11 fios na horizontal e alta resistência ao impacto de espécies de médio e grande porte. A distância dos primeiros 9 fios é de 10cm, e as outras duas superiores, 20cm. Isso, além da composição do material, que leva zinco, ajuda a limitar os animais, que acabam tentando forçar a entrada, e a curta distância dos primeiros fios contribui para conter inclusive os filhotes”, explica. 
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário