FMI atinge meta de US$100 bi em SDRs para países vulneráveis, diz Georgieva

Publicado em 22/06/2023 12:13

Logotipo Reuters

PARIS (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional atingiu sua meta de disponibilizar 100 bilhões de dólares em direitos de saque especiais (SDR, na sigla em inglês, a moeda própria do FMI) para países vulneráveis, disse a diretora-gerente Kristalina Georgieva em uma cúpula realizada em Paris nesta quinta-feira.

Os países ricos concordaram, em 2021, em redistribuir alguns de seus direitos de saque especiais não utilizados do FMI, uma moeda de reserva internacional, para os países pobres.

O plano era disponibilizar 100 bilhões de dólares, emprestando o SDRS de volta ao FMI para que, por sua vez, pudesse emprestar os fundos a taxas abaixo do mercado para países de baixa renda.

"Chegamos a 100 bilhões de dólares em empréstimos de direitos de saque especiais. Essa era nossa meta para 2021, atingimos e 60 bilhões deles já estão no Fundo trabalhando para os países", disse Georgieva em um painel.

Atingir a meta foi um dos principais anúncios na cúpula de Paris, focada em como ajudar os países de baixa renda a lidar com o peso da dívida, ao mesmo tempo disponibilizando mais financiamento climático.

(Reportagem de Leigh Thomas)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário