BC deveria ter cortado juros em março, diz Haddad após Focus apontar redução da Selic em agosto

Publicado em 19/06/2023 13:17 e atualizado em 19/06/2023 15:06

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que o Banco Central já deveria ter reduzido a taxa básica de juros em março, em resposta a projeções de queda da taxa Selic em agosto mostradas na mais recente pesquisa Focus.

"Para mim, deveria ter sido em março", disse Haddad, em entrevista a jornalistas no ministério, quando perguntado sobre sua opinião à respeito das estimativas da pesquisa semanal compilada pelo BC, divulgada mais cedo nesta segunda-feira.

Analistas consultados pelo Banco Central no boletim Focus melhoraram as perspectivas para a inflação e o crescimento econômico e passaram a ver o primeiro corte na taxa básica de juros em agosto, com a Selic mais baixa tanto ao fim de 2023 quanto em 2024.

As revisões no levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, vêm na esteira de dados melhores divulgados recentemente, e na véspera do primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aliados, como a presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), repetidamente criticaram a política de juros do BC, que mantém a Selic em 13,75% desde agosto de 2022.

(Por Victor Borges)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário