Venda de soja avança em MT com produtor abrindo espaço nos silos, diz Imea

Publicado em 12/06/2023 19:26 e atualizado em 13/06/2023 06:48

Logotipo Reuters

 

SÃO PAULO (Reuters) -A comercialização da safra de soja de Mato Grosso 2022/23 atingiu 72,09% do total já colhido, alta de cerca de seis pontos percentuais na comparação com o levantamento de maio, mas ainda tem atraso ante a média de cinco anos para esta época (85,43%), de acordo com levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nesta segunda-feira.

Segundo o instituto ligado aos agricultores, o avanço nas vendas foi pautado "pela necessidade de alguns produtores em fazer caixa e abrir espaço nos armazéns", diante de um déficit de capacidade nos silos para grãos e da colheita de milho, que deve ganhar ritmo nas próximas semanas.

"A evolução no ritmo das vendas só não foi maior devido ao recuo mensal de 5,91% no preço da soja, que fechou com média de 112,59 reais/saca no Estado", apontou o Imea.

O Imea relatou ainda que a comercialização antecipada da safra de soja 2023/24, que será plantada a partir de meados de setembro, atingiu 12,09% do total previsto, ante 9,45% na estimativa de maio. Também há atraso na comparação com a média histórica para época, de 27,86%, para as vendas da safra futura.

"Com o preço futuro da soja caindo em Chicago e as incertezas quanto ao pacote tecnológico e à produção para a próxima safra, o produtor tem ficado retraído do mercado", notou o Imea, citando que o valor médio da comercialização apresentou queda mensal de 9,80% para vendas antecipadas.

A comercialização da produção atual de milho do Estado, o maior produtor de grãos do Brasil, atingiu 44,61% do total, ante 38,65% na estimativa de maio e 72% na média de cinco anos, segundo dados do Imea.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário