Chefe da UE embarca em turnê pela América Latina para fortalecer laços "negligenciados"

Publicado em 12/06/2023 07:36

Logotipo Reuters

 

Por Philip Blenkinsop

BRUXELAS (Reuters) - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, inicia uma viagem de quatro países à América Latina nesta segunda-feira para fortalecer os laços políticos e comerciais que a União Europeia admite ter negligenciado algumas vezes.

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, a União Europeia tem procurado parceiros "com ideias semelhantes" para fornecer outras fontes de comércio e minerais essenciais necessários para sua transição verde e ajudar a reduzir sua dependência da China.

Von der Leyen se reunirá com os presidentes do Brasil, Argentina, Chile e México em dias consecutivos. Sua viagem segue a do chanceler alemão Olaf Scholz neste ano.

Bruxelas receberá mais de 30 líderes da América Latina e do Caribe em uma cúpula de 17 a 18 de julho, um trampolim para sua "nova agenda" com a região, apresentada na semana passada.

O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse que a parceria foi algumas vezes "dada como certa ou até negligenciada" e precisava ser atualizada com "parceiros de escolha".

No topo da agenda de von der Leyen estará o acordo comercial fechado em 2019 com o bloco do Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, mas suspenso em grande parte devido a preocupações com o desmatamento da Amazônia.

A UE espera uma resposta do Mercosul em breve à sua proposta de anexar compromissos de sustentabilidade e mudança climática ao acordo.

Von der Leyen também buscará promover uma atualização do pacto comercial UE-México que os dois lados fecharam em 2018.

Outro foco será o desejo da UE de parcerias em matérias-primas críticas com vários países da região. A UE tem um acordo comercial com o Chile que pode dar às empresas europeias maior acesso ao lítio e ao cobre do país.

Um possível entendimento com a Argentina também poderia promover a exploração das reservas de xisto e gás de Vaca Muerta por investidores da UE.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário