BCE se aproxima de fim do ciclo de aperto monetário, mas falta trecho final, diz De Guindos

Publicado em 01/06/2023 08:39

Logotipo Reuters

MADRI (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) já realizou a maior parte de seu aperto monetário para trazer a inflação de volta à sua meta de médio prazo de 2%, embora o ciclo ainda não tenha terminado, disse o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, nesta quinta-feira.

"Grande parte da jornada já foi feita, mas ainda falta o último trecho", disse De Guindos à rádio espanhola RNE.

Pouco depois de seus comentários, a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que a inflação na zona do euro continua muito alta e, portanto, é necessário um maior aperto na política monetária da instituição.

O BCE elevou os juros no ritmo mais rápido já registrado no ano passado para conter a inflação alta, desacelerando tudo, desde o mercado imobiliário até as construções e os gastos do consumidor.

Muitas autoridades e investidores financeiros esperam outras duas altas de juros pelo BCE nos próximos meses, elevando a taxa de depósito para 3,75% até julho, mas ainda há duvida se serão necessárias outras medidas.

Embora Guindos não tenha elaborado sobre a magnitude exata ou o número de possíveis aumentos nos juros, ele sugeriu novas altas de 25 pontos-base.

"O tamanho dos aumentos dos juros e o número de aumentos dependerá dos dados que recebermos... No mês passado já eram 25 pontos-base, então 25, eu acho, é a nova norma", disse ele.

De Guindos disse que dados recentes de inflação da Espanha, França, Itália e Alemanha são encorajadores e mostram que a inflação está caindo, embora a redução no núcleo da inflação seja mais lenta.

(Por Jesús Aguado)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário