Retração da indústria da zona do euro se aprofunda em maio, apesar de cortes de preços, aponta PMI

Publicado em 01/06/2023 07:34

Logotipo Reuters

 

LONDRES (Reuters) - A contração da atividade industrial da zona do euro se aprofundou em maio com a queda da demanda, apesar de as fábricas terem reduzido os preços pela primeira vez desde setembro de 2020, de acordo com uma pesquisa que pintou uma perspectiva sombria.

Compilado pela S&P Global, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) HCOB final da indústria, divulgado nesta quinta-feira, caiu para 44,8 em relação aos 45,8 de abril e preliminar de 44,6. Com isso, permanece abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração pelo 11º mês consecutivo.

O subíndice que mede a produção recuou de 48,5 para 46,4, a mínima em seis meses.

"A fraqueza da demanda no setor industrial, que se tornou cada vez mais evidente desde o início do ano nas leituras do PMI, agora levou as empresas pesquisadas a reduzir sua produção pelo segundo mês consecutivo", disse Cyrus de la Rubia , economista-chefe do Hamburg Commercial Bank.

"O declínio nas novas encomendas domésticas e estrangeiras sinaliza que a fraqueza na produção provavelmente persistirá por vários meses."

Essa queda na demanda ocorreu mesmo com as fábricas conseguindo reduzir os preços devido à queda dos custos de produção no ritmo mais rápido desde fevereiro de 2016. O índice de preços de produção ficou em 49,0 em comparação com 51,6 de abril.

Isso provavelmente será bem recebido pelas autoridades do Banco Central Europeu, que não conseguem levar a inflação de volta à meta, apesar do aperto da política monetária mais agressivo da história.

(Reportagem de Jonathan Cable)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário