Painel da Câmara dos EUA vai se reunir na terça-feira para discutir projeto de teto da dívida

Publicado em 29/05/2023 12:12 e atualizado em 29/05/2023 13:56

Logotipo Reuters

Por Kanishka Singh

 

 

WASHINGTON (Reuters) - O Comitê de Regras da Câmara dos Estados Unidos disse que vai se reunir na tarde de terça-feira para discutir o projeto de lei do teto da dívida, que precisa ser aprovado por um Congresso dividido antes de 5 de junho, quando o Tesouro diz que ficará sem dinheiro para cobrir todas as suas obrigações.

O presidente democrata Joe Biden e o presidente republicano da Câmara dos Deputados dos EUA, Kevin McCarthy, assinaram no domingo um acordo para suspender temporariamente o teto da dívida e limitar alguns gastos federais, a fim de evitar um calote da dívida dos EUA. Biden disse que o acordo está pronto para ser levado ao Congresso para votação.

"O Comitê de Regras se reunirá na terça-feira, 30 de maio de 2023, às 15h ET (16h, horário de Brasília))", disse o painel em comunicado nesta segunda-feira.

O acordo, se aprovado, impedirá o governo dos EUA de dar calote em sua dívida e ocorre após semanas de negociações acaloradas entre Biden e os republicanos da Câmara. Biden e McCarthy estão apostando em obter votos suficientes de ambos os lados.

No domingo, McCarthy previu que terá o apoio da maioria de seus pares republicanos, e o líder democrata na Câmara, Hakeem Jeffries, disse esperar apoio democrata.

O acordo suspenderá o limite da dívida até 1º de janeiro de 2025, limitará os gastos nos orçamentos de 2024 e 2025, recuperará fundos contra a Covid não utilizados, acelerará o processo de licenciamento de alguns projetos de energia e incluirá requisitos de trabalho extra para programas de ajuda alimentar a norte-americanos pobres.

O projeto de lei de 99 páginas autorizará mais de 886 bilhões de dólares para gastos com segurança no ano fiscal de 2024 e mais de 703 bilhões em gastos não relacionados à segurança no mesmo ano, sem incluir alguns ajustes. Também autorizará um aumento de 1% nos gastos com segurança no ano fiscal de 2025.

(Reportagem de Kanishka Singh em Washington)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário