EUA está trabalhando em vacinação limitada contra gripe aviária para perus

Publicado em 24/05/2023 08:25

Logotipo Reuters

PARIS, 22 de maio (Reuters) - Os Estados Unidos estão trabalhando em um cenário de vacinação contra a gripe aviária com foco em perus nos poucos estados que reúnem o maior número de fazendas de perus, uma medida que atenderia melhor a uma estratégia de custo-benefício, disse seu chefe veterinário oficial disse na terça-feira.

No entanto, nenhuma decisão de vacinar foi tomada ainda, disse Rosemary Sifford, que também é vice-administradora do programa de Serviços Veterinários do Departamento de Agricultura (USDA), à Reuters na sessão geral da Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH) em Paris.

A conferência tem se concentrado na gripe aviária altamente patogênica, comumente chamada de gripe aviária.

A gravidade do atual surto de gripe aviária levou alguns governos a reconsiderar a vacinação de aves , mas outros, como os Estados Unidos, permanecem relutantes, citando restrições comerciais que isso acarretaria.

"Qualquer estratégia de vacinação precisaria ser uma estratégia muito focada... Eu certamente não esperaria fazer uma vacinação generalizada se escolhêssemos esse caminho", disse Sifford.

"Estaríamos olhando para um alvo muito específico, potencialmente geográfico e orientado para as espécies, que talvez se concentre em certos perus em uma determinada área. Esses são os cenários de país sobre os quais temos conversado", acrescentou ela.

A regionalização e a compartimentalização por fazendas ou espécies são permitidas pelas regras WOAH e geralmente reduzem o risco de ter barreiras comerciais em todo o país.

A carne de peru deve representar cerca de 10% da produção total de aves dos EUA em 2023 e as exportações devem representar cerca de 7% da produção total de peru, mostraram dados do USDA. Em contraste, as exportações de carne de frango são estimadas em cerca de 16%.

Sifford não vê "impacto positivo" na vacinação de galinhas, uma vez que elas têm uma vida útil curta.

“Para nós, os perus têm sido a espécie mais afetada em termos de instalações”, disse ela.

A Federação Nacional de Perus, que representa os agricultores e processadores dos EUA, apóia o desenvolvimento de uma vacina, disse seu presidente.

O USDA disse em novembro que mais de 70% das granjas comerciais afetadas no surto de 2022 eram granjas de perus.

O USDA disse à Reuters na sexta-feira que continua pesquisando opções de vacina contra a gripe aviária para "proteger as aves dessa ameaça persistente", mas ainda considera as medidas de biossegurança a ferramenta mais eficaz para mitigar o vírus.

Reportagem de Sybille de La Hamaide, reportagem adicional de Tom Polansek em Chicago; Edição por Aurora Ellis

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário