Brasil declara emergência zoosanitária por gripe aviária em aves silvestres
SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil declarou emergência zoosanitária por 180 dias em todo o território nacional devido à detecção de vírus da gripe aviária H5N1 em aves silvestres, segundo portaria do Ministério de Agricultura desta segunda-feira.
O país detectou até agora cinco casos do subtipo H5N1 em aves silvestres, incluindo 4 no Estado do Espírito Santo e um no Rio de Janeiro.
Veja a publicação no Diário Oficial da União:
(Por Ana Mano e Carolina Pulice)
NOTA OFICIAL DA ASSOSSIAÇÃO BRASILEIRA DE PROTEÍNA ANIMAL (ABPA)
Com relação à Portaria MAPA n° 587, que se refere à identificação de Influenza Aviária em aves silvestres, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) recorda que esta é uma medida já prevista e amplamente discutida pelo Ministério com o setor produtivo, cujo único propósito é a desburocratização de processos para ganhar maior agilidade nas ações de monitoramento e eventuais necessidades de ações de mitigação.
É uma medida de antecipação, que busca dar celeridade às respostas de ação por meio da integração do Ministério com órgãos estaduais, liberação de recursos, entre outros.
Tal decisão reforça a transparência e o papel estratégico de liderança do Ministério da Agricultura neste processo que, até aqui, se restringe a monitoramento de ocorrências em aves silvestres no território nacional. Não há mudanças no status brasileiro de livre da enfermidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), exatamente por não haver qualquer registro da enfermidade na produção comercial.
1 comentário
Frango: Mercado segue firme, apesar da estabilidade nos preços na granja paulista
Suínos: Demanda segue firme e competitividade frente à carne bovina
Volume embarcado de carne de frango alcança 353,6 mil toneladas até a 4ª semana de novembro/24
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Adilso Bellaver Toledo - PR
O desgoverno atual precisa de alimentos mais baratos... Logo aparece mais doenças
SEMPRE FOI ASSIM,,, 1 milhao de votos dos produtores e' desprezivel diante dos milhoes de consumidores -----Portanto preços baixos para agradar a maioria-----So' que ao atingir o produtor interrumpe a fila de impostos a recolher,, e projeta fome no futuro
Carlo Melo , esses movimentos são regidos pelo Deus mercado, a Bíblia do neoliberalismo.
*Carlo Meloni
Sim, Nadir, mas o mercado não é tão simples e imediato-- Existem jogadas dos compradores e necessidades dos vendedores--- Neste momento eu acho que o mercado está diante de vários motivos e não somente um -- Hoje li uma reportagem sobre a Coopervale que está construindo uma planta enorme de processamento do soja---aos pouquinhos os produtores estão se tornando menos vulneraveis-- O maior exemplo é o paradoxo do preço do milho que os produtores vão vencer
Somos exportadores de matéria prima, de pouco valor agregado. Pagamos esse preço