Crédito rural ágil sem sair da fazenda: Verde deixa para trás a burocracia
Entre as principais dificuldades enfrentadas pelo produtor está o acesso ao crédito, com a escassa oferta de recursos no mercado, além da enorme burocracia e lentidão até o desembolso. Diante desse cenário, surge a Verde, empresa criada em 2021 que atingiu R$25 milhões em concessões no primeiro ano de operação, com o objetivo de simplificar o crédito rural, financiar o produtor na hora certa e ajudá-lo a conseguir descontos na compra de insumos.
"Nascemos para defender os interesses do pequeno e médio produtor rural. Nunca foi tão difícil acessar crédito e muitas vezes o produtor perde oportunidades no mercado por conta disso, o que afeta sua rentabilidade.” afirma Lucas Martins, CEO e cofundador da empresa. "Sabe aquela história de que o produtor gasta seis meses em busca de crédito e os seis meses restantes, no campo? Para nós, isso não existe.
Queremos que ele invista mais tempo produzindo, enquanto ajudamos a cuidar de sua vida financeira".
Anísio Carossini, diretor e cofundador da Verde, passou mais de 40 anos de sua trajetória profissional no sistema bancário, com foco no agronegócio. “Fui responsável por 600 agências no Mato Grosso e testemunhei de perto as dificuldades enfrentadas pelos produtores”, afirma Carossini. “A Verde é a oportunidade que encontramos para corrigir com tecnologia as ineficiências, sem perder o contato humano do produtor com seu assessor de confiança, trazendo agilidade e segurança na tomada de crédito”.
A empresa sediada em São Paulo opera no Brasil todo, com presença local por meio da sua rede de assessores agro especializados em crédito rural. O produtor conta com um atendimento próximo de quem entende da sua produção e região de atuação.
"A tecnologia é a nossa ferramenta para entregar agilidade e ajudar o assessor que cuida de todo o processo pelo produtor, da proposta ao desembolso", explica Jorge Silveira, Diretor de Tecnologia e cofundador da Verde. “Consequentemente, ajudamos o assessor e o produtor a crescerem seus negócios”.
Silveira ainda explica que a plataforma desenvolvida pela empresa permite que os assessores ofereçam uma opção de crédito mais ágil aos seus produtores e não fiquem nas mãos de poucos financiadores. “Isso acontece porque eliminamos a necessidade de construção de pontos físicos no Brasil todo, fazendo com que o nosso produto chegue com facilidade ao produtor, que não precisa sair da fazenda”.
O mercado de crédito rural sofre com a falta de transparência, principalmente na precificação dos produtos. A empresa orienta os produtores a calcularem o custo efetivo total das operações de crédito, sejam elas contratadas no sistema bancário ou junto aos fornecedores.
“Os produtores se surpreendem ao descobrir o desconto que conseguem comprando insumos à vista, o que torna a compra a prazo muito cara”, afirmam os empreendedores.
Fiagro é uma nova alternativa aos produtores
A Verde conta com recursos de investidores que desejam impulsionar o agronegócio no Brasil, oferecendo uma alternativa às fontes tradicionais para que o produtor tenha maior poder de barganha no mercado.
Para que o crédito da Verde chegue com maior facilidade ao produtor, o instrumento utilizado é o Fiagro (Fundo de Investimento do Agronegócio), classe de fundos inovadora proposta pela Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) que cresceu 544% em 2022 atingindo R$10 bilhões no mercado.
"O lançamento do Fiagro Verde significa que agora temos capacidade de financiar muito mais produtores, agricultores e pecuaristas, em qualquer região, trazendo segurança e agilidade na concessão do crédito", ressalta Martins.
Para saber mais sobre a Verde e encontrar um assessor agro para te ajudar no seu negócio, acesse o site: www.verde.agr.br. Procure também pelo perfil da empresa no Instagram @verde.agr.br e também no LinkedIn.
0 comentário
A importância da nutrição foliar para o futuro da agricultura
AgroFriday 2024: Orbia promove a "Black Friday do Agro" com condições exclusivas para compra e pagamento de insumos, além de resgate de benefícios
Nova solução xarvio®️: Timing de Aplicação para soja utiliza IA para otimizar manejo e ajuda aumentar a rentabilidade dos produtores; conheça
Lançamento da COP30 do Agro – Protagonismo e Diálogo pelo Futuro Sustentável da Amazônia
Biotecnologias de soja adicionaram 21,2 milhões de tons à produção brasileira nos últimos 10 anos
Roundup® completa 50 anos no Brasil e reafirma seu papel no avanço da agricultura; conheça mais dessa história de sucesso