Importações de soja brasileira pela China registram nova queda em abril
PEQUIM (Reuters) - As importações de soja do Brasil pela China caíram 16% em abril em comparação com o mesmo mês do ano anterior, mostraram dados divulgados no sábado, mantendo a oferta do país sul-americano bem abaixo do nível do ano passado após atrasos na colheita.
O maior comprador mundial de soja importou 5,3 milhões de toneladas da oleaginosa do Brasil, seu principal fornecedor, contra 6,3 milhões de toneladas no ano anterior, segundo dados da Administração Geral das Alfândegas.
Os compradores chineses aproveitaram a safra recorde de soja brasileira deste ano e os preços baixos para intensificar as compras no início deste ano.
Mas a colheita brasileira atrasada e o carregamento de grãos desaceleraram os embarques, enquanto o aumento das inspeções da China nas chegadas de soja no mês passado reduziu ainda mais as importações, disseram traders.
No acumulado do ano, as importações do Brasil seguem 28% abaixo do ano anterior, com 9,21 milhões de toneladas nos primeiros quatro meses, ante 12,7 milhões de toneladas no mesmo período de 2022.
As importações dos Estados Unidos continuam subindo, com alta de 11% em abril em relação ao ano anterior, para 1,82 milhão de toneladas.
Os embarques dos EUA para este ano até agora estão em 18,24 milhões de toneladas, em comparação com 15 milhões de toneladas no ano passado.
Para o milho, as chegadas dos Estados Unidos caíram para 53.099 toneladas, ante 1,51 milhão de toneladas no ano anterior. As importações totais de milho da China em abril contraíram 55% em relação ao ano anterior, para 1 milhão de toneladas, sendo a Ucrânia o principal fornecedor.
(Reportagem de Dominique Patton e Ningwei Qin)
2 comentários
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
carlo meloni sao paulo - SP
NAO E" VERDADE ate 25/05 foram 15, 3mt com expectativa de chegar em 15,9 mt ate' o fim do mes bem mais que maio22
Geraldo Emanuel Prizon Coromandel - MG
Ué, mas os produtores brasileiros não estavam pressionando os preços através da oferta, daí a retração dos prêmios? Pura cascata, os produtores estão retendo o soja, escalonando as vendas, daí o porque das compras estarem abaixo do ano passado. Olhem os números das exportações, temos capacidade para embarcar até 18mmt., nunca houve a propalada pressão de venda.
Nesse mes de maio até a terceira semana os embarques de soja aumentaram mais de 20% em toneladas, é a lei da Say em ação, o que faz a demanda é a oferta e não o contrário, se os embarques permanecerem dentro da média diária até aqui no mes de maio, os embarques de soja irão superar 15 mi de toneladas em maio. Acho que Cuba é quem está comprando essa soja toda do Brasil.
SEO QUINCAS ... Essa dúvida no final é a mais correta ...
SIM O COMPRADOR É "CUBA" !!! ... & ... VAI PAGAR COM CHARUTO OS PRODUTORES RURAIS !!! ... O PREÇO PAGO É O "CHARUTO CUBANO" !!!
Paulo SE NON E" VERO E" BEN TROVATO