Oferta e demanda de café contam histórias diferentes, segundo análises da hEDGEpoint Global Markets

Publicado em 16/05/2023 12:13

Os preços do café vêm refletindo as preocupações com a demanda. Na semana passada foram divulgados os dados das importações dos Estados Unidos, mostrando que, embora as importações estejam crescendo em linha com a sazonalidade, os números continuam abaixo da média.

Para março, os EUA importaram 2,07M scs de café, enquanto a estimativa para o período seria de cerca de 2,20M scs, e no ano passado foi de 2,26M. Isto significa que a queda nos estoques não é tão acentuada quanto deveria para refletir essa menor disponibilidade dentro do país. No acumulado, as importações também caíram em relação ao ano anterior, -8,5%, para 5,74M scs.

Na próxima semana, a Green Coffee Association divulgará os dados de estoques de abril. Sazonalmente, o mês marca o início da recomposição dos estoques no país, que crescem de 160 mil sacas a 190 mil no período, em média. Ainda assim, é importante observar: um aumento menor do que essa faixa pode estar diretamente ligado às próprias importações, em vez de uma demanda mais forte, assim como visto nos meses anteriores.

Ainda assim, mesmo com os indicadores de demanda mais fracos, a oferta de café também está sofrendo impactos. Isso pode ser visto nos números da Colômbia, mostrando a menor quantidade produzida em um primeiro mês da mitaca nos últimos 10 anos, em pouco mais de 500 mil sacas.

Cumulativamente, a produção da Colômbia no ciclo 22/23, que vai de setembro de 2022 a outubro de 2023, é de 6,19M scs -- 900 mil sacas abaixo das estimativas para o período -- o que sugere fortemente que a produção da Colômbia pode cair pelo terceiro ano consecutivo.

As exportações também caíram, para 719 mil sacas -- a queda é mais acentuada do que o esperado para o período (-25% contra -20% na média de curto prazo).

Considerando o ritmo de produção até abril, a produção da Colômbia provavelmente seria reduzida da atual estimativa de 11,94 milhões de sacas para 11,17M scs, uma redução de 770 mil sacas. Consequentemente, os estoques iniciais no próximo ciclo podem ficar 200 mil sacas abaixo das estimativas atuais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
hEDGEpoint Global Markets

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário