Lula convida general da reserva Marcos Amaro para assumir GSI

Publicado em 03/05/2023 15:04

Logotipo Reuters

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O general da reserva Marcos Antonio Amaro será o novo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, disseram a Reuters fontes do governo.

O convite formal foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Amaro em um encontro na manhã deste quarta-feira, antes de um almoço de Lula com o alto comando do Exército.

Amaro foi por cinco anos chefe da segurança presidencial da ex-presidente Dilma Rousseff e mantém uma relação próxima com ela. Sua indicação conserva o GSI na mão dos militares, como preferia o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e é uma derrota para a ala do governo que pretendia desmilitarizar o órgão.

O general da reserva assume o GSI no lugar de outro general da reserva, Marcos Gonçalves Dias -- esse amigo pessoal de Lula --, que pediu demissão depois da revelação de imagens da invasão do terceiro andar do Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro. Segundo fontes do Planalto, o general -- que aparece em alguns trechos dos vídeos -- havia informado o presidente que essas imagens não existiam.

As imagens mostravam ainda outros membros do GSI ajudando invasores no dia 8. Ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, eles ainda estavam lotados no órgão na data da invasão.

Depois da demissão de Gonçalves Dias, Lula nomeou Ricardo Cappelli, até então secretário-executivo do Ministério da Justiça, como ministro interino e o incumbiu de fazer uma "limpeza" no órgão. Quase 90 militares lotados no GSI foram demitidos nesse período.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário