Heinze destaca projeto para combater estiagem no Rio Grande do Sul
O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) afirmou, em pronunciamento em Plenário na terça-feira (18), que vai apresentar um projeto de lei para regular o uso das bacias hidrográficas da Região das Missões e do noroeste do Rio Grande do Sul para irrigação. O parlamentar ressaltou que parte do estado sofre de seca há três anos seguidos, o que causou a perda de mais de R$ 200 bilhões para os produtores. Segundo ele, a ajuda do governo federal não é suficiente para resolver o impasse.
Heinze destacou que os estados de Mato Grosso e Goiás já têm projeto similar, com a proteção das nascentes do Vale do Araguaia em cerca de 40 municípios. Segundo ele, propriedades rurais de Minas Gerais e Tocantins já protegem suas vertentes.
De acordo com Heinze, o projeto que será apresentado representa a resposta definitiva para combater a estiagem no Rio Grande do Sul.
— É um projeto que nós começamos em 47 municípios e que vai servir a 70 mil produtores rurais. Mas nós temos um projeto para todo o estado do Rio Grande do Sul: como "fazer água" em cima de soluções que já existem e funcionam há dezenas de anos. Esse é o modelo que nós queremos.
O parlamentar também afirmou que vai apresentar requerimento para debater o assunto na Comissão de Agricultura (CRA).
0 comentário
China intensificará medidas anticíclicas para melhorar economia, diz premiê
Ibovespa hesita na abertura com expectativa por pacote fiscal
Dólar recua na abertura em linha com o exterior após escolha de Trump para o Tesouro
Mercado eleva projeções para Selic e inflação em 2025, com alta do dólar, mostra Focus
Kremlin diz que círculo de Trump fala sobre acordo de paz na Ucrânia enquanto Biden amplia conflito
Minério de ferro sobe com cenário mais sólido para o aço, mas tensões comerciais limitam ganhos