Brasil e Rússia discutem garantia de fluxo de fertilizantes e exportação de carnes
Por Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta segunda-feira que tratou de medidas que possam garantir o fluxo de importação de fertilizantes pelo Brasil, durante reunião em Brasília com o chanceler russo, Sergei Lavrov.
Além disso, segundo Vieira, foram discutidas iniciativas para ampliar a exportação de carne do Brasil para a Rússia.
"A Rússia fornece aproximadamente um quarto dos fertilizantes importados pelo Brasil. Tratei com o ministro Lavrov de medidas para garantir o fluxo deste insumo de vital importância para nossa agricultura", afirmou Vieira.
"Também expressamos nossa expectativa de ampliar o número de estabelecimentos brasileiros habilitados a exportar produtos de origem animal para a Rússia", acrescentou.
O chanceler brasileiro afirmou ainda que tratou com o representante russo de temas bilaterais e internacionais.
Em pronunciamento, também após a reunião, o chanceler russo afirmou que os dois países farão esforços para ampliar a colaboração na área de energia, especialmente em energia nuclear pacífica.
Lavrov disse que os dois países estão reafirmando a cooperação construtiva, que, segundo ele, não depende de mudanças na conjuntura internacional.
O encontro de Vieira e Lavrov ocorre em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada em fevereiro do ano passado.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC