HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Safra de café 23/24 do Brasil parece boa; previsão de 65 mi sacas é razoável, diz CTA

Publicado em 14/04/2023 16:00

Logotipo Reuters

Por Marcelo Teixeira

 

 

NOVA YORK (Reuters) - A safra brasileira de café 2023/24, cuja colheita está começando, parece em boa situação e capaz de oferecer bons rendimentos, indicando que é razoável uma visão de consenso de mercado de uma produção em torno de 65 milhões de sacas de 60 kg, informou um relatório na sexta-feira.

Segundo a consultoria Coffee Trading Academy (CTA), com sede na Flórida, cujo analista Igor Bragato percorreu algumas áreas cafeeiras na semana passada, a safra brasileira de café 2023/24 "não baterá nenhum recorde, mas parece ser uma melhora substancial em relação a 2022/23 e um ano bom para período de bienalidade negativa".

O Brasil alterna anos de maior e menor produção de café arábica. A safra 2023/24 (julho a junho) deve ser uma "baixa" no ciclo bienal, mas a produção deve crescer mesmo assim porque a colheita do ano passado, de alta produtividade, foi prejudicada por problemas climáticos, como seca e geadas.

A nova safra brasileira é vista como fundamental para repor os estoques mundiais após dois anos de aperto que impulsionaram os preços de referência do café.

Bragato disse no relatório que a situação positiva dos cafezais, com boa quantidade de folhas e boas cargas de frutos nas áreas visitadas, corrobora a visão do CTA de fundamentos mais fracos daqui para frente.

Ele acrescentou que as conversas com os agricultores indicaram que eles estão satisfeitos com os preços e dispostos a vender a nova safra à medida que a colhem, levando também em consideração o atual mercado invertido --quando os preços são mais altos no curto prazo e mais fracos no longo prazo.

A CTA disse que as perspectivas indicam que os diferenciais de preço, ou o prêmio de preço sobre os futuros no mercado de café, provavelmente cairão daqui para frente.

O relatório disse que também há um bom potencial para a próxima safra, a 2024/25, mas isso dependerá muito do clima daqui para frente.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário