Poder de compra de adubos pelo agricultor tem melhor nível em 21 meses, diz Mosaic
SÃO PAULO (Reuters) - O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), calculado pela Mosaic, atingiu em março o menor nível dos últimos 21 meses ao fechar em 0,97 ponto, sinalizando que a relação de troca para aquisição do insumo está mais favorável ao produtor rural, disse a companhia em nota nesta quarta-feira.
De acordo com a metodologia do indicador, quanto menor o IPCF, melhor é a relação de troca. O índice é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de adubos e commodities agrícolas.
"Seguindo a tendência dos meses anteriores, o fertilizante foi o fator que mais impactou na composição do índice, com queda média de 6% em comparação a fevereiro, liderada pelo cloreto de potássio e seguida pela ureia, fosfato monoamônico e superfosfato simples", ressaltou a Mosaic.
"Em março, o mercado ficou na expectativa da entrada da Índia para a compra internacional de cloreto de potássio – o que aconteceu, de fato, no início de abril", acrescentou.
A companhia também destacou que as commodities registraram queda média de 3% nos preços em relação a fevereiro, em reação à safra recorde brasileira. A redução foi liderada pela soja, milho, algodão e cana-de-açúcar.
Segundo a Mosaic, a atenção do mercado está voltada para a safra brasileira de grãos, com colheita recorde se aproximando de 80% com boas produtividades. Além disso, o setor segue atento aos anúncios do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sobre a próxima safra americana, que pode vir a ser menor que a anterior.
(Reportagem de Nayara Figueiredo)
1 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO
Relatório com informações defasadas. Se considerar as condições atualizadas dos mercados de grãos, as relações de trocas pioraram absurdamente nos últimos dias.