Chefe do Banco Mundial eleva previsão de crescimento global para 2023, de olho em dívida

Publicado em 10/04/2023 10:48

Logotipo Reuters

WASHINGTON (Reuters) - O presidente do Banco Mundial, David Malpass, disse nesta segunda-feira que a instituição revisou ligeiramente sua perspectiva de crescimento global em 2023 para 2%, conta previsão de janeiro de 1,7%.

Ele alertou, no entanto, que a desaceleração do crescimento mais forte em 2022 aumentará o endividamento dos países em desenvolvimento.

Malpass disse à imprensa que a revisão para cima se deveu a uma perspectiva melhor para a recuperação da China dos bloqueios contra a Covid-19, com o crescimento agora estimado em 5,1% para este ano, contra 4,3% em janeiro.

As economias avançadas, incluindo os Estados Unidos, também estão se saindo um pouco melhor do que o Banco Mundial previu em janeiro.

Mas o chefe do Banco Mundial alertou que a turbulência no setor bancário e os preços mais altos do petróleo podem pressionar novamente para baixo as perspectivas de crescimento ainda este ano. Uma incompatibilidade de vencimento de ativos bancários levará algum tempo para ser resolvida e os bancos provavelmente retirarão o crédito.

Malpass disse que as reuniões técnicas esta semana com as autoridades chinesas podem ajudar a "quebrar o gelo" sobre o movimento potencial para o tão necessário alívio da dívida dos países pobres.

Ele afirmou que a China também será capaz de marcar alguns pontos políticos a um custo bastante baixo para suas instituições de crédito.

"Do ponto de vista de suas instituições, não é uma quantia tão grande", disse Malpass. "É benéfico para a China fazer esse movimento" tanto do ponto de vista econômico quanto político.

(Reportagem de David Lawder)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário