Governo do Canadá confirma caso de gripe aviária em cachorro
Segundo um comunicado emitido pela Agência Canadense de Inspeção de Alimentos e a Agência de Saúde Pública do Canadá na terça-feira (4), um caso de influenza aviária foi detectado em um cachorro em Oshawa, Ontário. O reporte aponta que o Centro Nacional de Doenças de Animais Estrangeiros da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA) confirmou o diagnóstico positivo do animal em 1º de abril de 2023, após a realização de exames.
"O cão doméstico foi infectado com gripe aviária após mastigar um ganso selvagem e morreu após desenvolver sinais clínicos. A necropsia foi concluída em 3 de abril de 2023, e evidenciou comprometimento do sistema respiratório. Mais testes estão em andamento. É o único caso desse tipo no Canadá. O número de casos documentados de influenza aviária H5N1 em espécies não aviárias, como cães e gatos, é baixo, apesar do fato de que esse vírus tem causado grandes surtos aviários globalmente nos últimos anos", informou o Governo.
As autoridades canadenses também pontuaram que, "com base nas evidências atuais no Canadá, o risco para o público em geral permanece baixo e as evidências científicas atuais sugerem que o risco de um humano contrair influenza aviária de um animal doméstico é menor".
Até o presente momento, nenhum caso de gripe aviária foi detectado em humanos no Canadá, e o comunicado das autoridades sanitárias reforça que "casos de gripe aviária entre humanos são raros e quase sempre adquiridos por contato direto com aves infectadas ou exposição a ambientes fortemente contaminados. Até o momento, não há evidências de disseminação sustentada de pessoa para pessoa".
Apesar disso, os tutores de animais domésticos devem tomar certas precauções, como, por exemplo, não alimentar animais de estimação (por exemplo, cães ou gatos) com carne crua de aves de caça ou aves domésticas, nem permitir que animais de estimação consumam ou brinquem com pássaros selvagens mortos encontrados fora entre em contato com o veterinário se tiver dúvidas sobre a saúde de seu animal de estimação.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina