Setor avícola promove terceira reunião para prevenir entrada de Influenza Aviária no RS
Dirigentes de entidades, técnicos do setor avícola e representantes dos serviços oficiais estadual e federal participaram da III Reunião Extraordinária Asgav sobre Alerta e Prevenção à Influenza Aviária na tarde de terça-feira (04), em Porto Alegre. O objetivo é dar continuidade aos debates de ações de alerta para evitar a entrada da doença no Rio Grande do Sul. No encontro, houve a avaliação das medidas ostensivas que estão sendo aplicadas no Estado, como o desenvolvimento de um trabalho focado na comunicação, na emissão de alerta e monitoramento permanentes das regiões do RS. O comitê estratégico de prevenção e enfrentamento à Influenza Aviária, composto por serviço oficial estadual, federal e o setor avícola, tem reuniões frequentes para adotar os procedimentos de prevenção sanitária adequados no Estado.
Na abertura da reunião, o presidente executivo da Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos, fez uma breve explanação do plano e destacou a interação entre a entidade avícola e os serviços oficiais para estabelecer um processo de comunicação ativo associado a tomadas de decisões assertivas sobre o tema Influenza Aviária. "Estamos participando deste grupo a convite do serviço oficial, onde discutimos, apoiamos e selecionamos os meios mais eficientes para fortalecer a manutenção do nosso status sanitário", comentou Santos.
Na sequência, a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA) e representante da Secretariada Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Ananda Kowalski, fez um report das atividades do Estado no que se refere às ações de vigilância, educação e defesa sanitária executadas pelo serviço oficial estadual.
O conselheiro titular da Secretaria da Organização Avícola do RS, Pedro Luis Utzig, reforçou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e serviços oficiais, cujo reflexo de todo o empenho "é visível no Estado".
Por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o superintendente Federal da Agricultura do RS, José Ricardo Cunha, também reforçou a relevância do trabalho que está sendo executado. Cunha ressaltou a dedicação e a responsabilidade do representante da Asgav no comitê estratégico e agradeceu o empenho dos servidores que estão à frente dos programas de defesa sanitária no Estado, como a auditora fiscal federal agropecuário (AFFA), Tais Barnasque, do MAPA, e a coordenadora do PESA, Ananda Kowalski, da Seapi.
A AFFA Tais Barnasque, da área de defesa sanitária do Ministério da Agricultura, chamou a atenção do comprometimento do setor em relação às ações que estão sendo implementadas, reiterando que é de extrema relevância a adesão e o comprometimento de todos, pois "somente assim a prevenção e a manutenção do status sanitário serão efetivos".
No fim da reunião, o presidente executivo da O.A/RS (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos, reforçou a necessidade de manter a vigilância permanente e aplicar rigorosamente as medidas de biosseguridade. Santos ainda informou que solicitou à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e à Superintendência do MAPA no RS que sejam efetivadas medidas urgentes de fiscalização sanitária nas fronteiras com Argentina e Uruguai pela equipe de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).
Participaram da reunião representantes de indústrias avícolas, de produção de ovos, da área de genética avícola e dos órgãos oficiais.
Os materiais de orientação, biosseguridade e educação sanitária desenvolvidos pela Asgav podem ser acessados por meio do link: https://asgav.com.br/index.php/outras-publicacoes ou solicitações de materiais impressos podem ser feitas através do telefone: (51) 3228.8844 | (51) 98600.9684 ou e-mail [email protected]
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina