Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA aumentam moderadamente; PIB do 4° tri é revisado para baixo

Publicado em 30/03/2023 10:45

Logotipo Reuters

WASHINGTON (Reuters) - O número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou moderadamente na semana passada, sem mostrar sinais de que o aperto nas condições de crédito esteja tendo um impacto significativo no mercado de trabalho.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego aumentaram em 7 mil na semana encerrada em 25 de março, para 198 mil em dado ajustado sazonalmente, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam 196 mil solicitações.

As solicitações têm permanecido muito baixas, oscilando em uma faixa estreita apesar das demissões no setor de tecnologia.

Economistas atribuíram parte do baixo nível de pedidos de auxílio a fatores de ajuste sazonal, o modelo que o governo usa para eliminar as flutuações sazonais dos dados, que, segundo eles, podem ter sido afetados pela pandemia de Covid-19.

No entanto, economistas reconheceram que as solicitações ainda estão baixas, mesmo medidas por métodos alternativos.

"Embora abordagens alternativas de ajuste sazonal possam sugerir números menos otimistas ultimamente, elas não sugerem resultados particularmente fracos, embora o ímpeto possa estar diminuindo", disse Daniel Silver, economista do JPMorgan.

O Departamento do Trabalho disse que os fatores de ajuste sazonal atualizados estarão disponíveis no próximo mês.

A resiliência do mercado de trabalho está ajudando a afastar uma recessão. Em um segundo relatório desta quinta-feira, o Departamento de Comércio dos EUA confirmou que a economia cresceu em um ritmo sólido no quarto trimestre.

O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou a uma taxa anualizada de 2,6% no último trimestre de 2022, disse o governo em sua terceira estimativa do PIB do período. O dado sofreu revisão para baixo em relação ao ritmo de 2,7% relatado no mês passado.

Economistas esperavam que o crescimento do PIB não seria revisado.

(Por Lucia Mutikani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário