Secretaria realiza visita técnica na ACS e no Museu do Café
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira esteve, na manhã desta sexta-feira (24/03), em Santos, para uma visita técnica às instalações da Associação Comercial de Santos (ACS) e ao Museu do Café.
O encontro, também, teve o objetivo de debater o cenário da cafeicultura do Estado e de alinhar os detalhes do Concurso Estadual de Qualidade e Sustentabilidade do Café de São Paulo.
Para o secretário Antonio Junqueira é fundamental manter o diálogo entre todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio paulista e destacou que vem de uma família do setor cafeeiro.
"Somos o que somos, graças ao café! Temos na Secretaria vários programas que o café está inserido. Sendo que o nosso projeto está voltado, principalmente, para o pequeno e médio produtor", frisou Antonio Junqueira.
Em 2022, segundo os dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o consumo no Brasil chegou a 21,3 milhões de sacas. De acordo com o primeiro levantamento de safra 2022/23 de café no Estado de São Paulo, realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), estima-se a colheita 4,75 milhões de sacas de 60 kg (corresponde a 284,9 mil toneladas do produto), o que representa um avanço de 7,2% acima da safra de 2021/22.
No evento, o representante da Pasta, acompanhado do secretário executivo, Marcos Renato Böttcher; do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA), Carlos Nabil Ghobril; e do coordenador de Relações Institucionais, José Luís Fontes, tiveram a oportunidade de conhecer toda a infraestrutura do laboratório de Classificação de Café da ACS.
"Eu fiquei bastante impressionado com as instalações. Tudo muito interessante, principalmente as explicações que recebemos. Nós tivemos, praticamente, uma aula bem sucinta, mas que foi possível aprender muito, especialmente sobre como são realizadas as provas de café e as exigências de qualidade tão importantes para a competitividade do café produzido no Estado de São Paulo. Eu pude experimentar e sentir a diferença de um café para outro", disse o secretário executivo Marcos Renato Böttcher.
O espaço, recém-modernizado, é utilizado para ministrar o curso que teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto e atender às exigências do mercado de trabalho. Além de fornecer os laudos técnicos de qualidade tanto para produtores, corretores e exportadores de café.
Segundo a Associação, mais de mil alunos já foram certificados no curso que é considerado o melhor do país e um dos melhores do mundo.
No encontro, também, foi discutido o cenário atual da produção e exportação de outras culturas como açúcar, proteína animal, milho e soja, produtos que ocupam posições de destaque na pauta de exportação paulista.
Vale destacar que os representantes enalteceram o serviço realizado pela Pasta para a efetivação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
"A Secretaria vem trabalhando com a regularização do Imóvel Rural. Nós estamos à frente de outras unidades da federação. No Estado de São Paulo todos os imóveis inscritos (mais de 400 mil imóveis rurais) tiveram seus cadastros processados. Por isso, é muito importante, ao oferecer nossos produtos ao mercado exterior, mostrar que são obtidos respeitando 100% a legislação ambiental", ressaltou José Luís Fontes.
Também tiveram como foco as ações realizadas pelo Institutos de Pesquisas voltadas ao avanço da produção de café.
"Dos seis Institutos que compõem a APTA, quatro executam trabalhos e estudos relacionados ao café, além da APTA Regional, que é um laboratório a céu aberto onde as pesquisas são testadas na prática. O que demonstra a grande relevância dessa cultura", enfatizou o Carlos Nabil Ghobril.
A visita foi conduzida por Mauro Sammarco e Carlos Santana, respectivamente presidente e vice-presidente da ACS; Adalto Corrêa, diretor executivo e por Eduardo Lopes, gerente executivo.
Estiveram presentes o secretário municipal de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi; o gerente de exportação da Cooxupé, Ronald Moraes; conselheiro e membro do comitê executivo do Museu do Café, Eduardo Carvalhaes; o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal - Coopinhal, Henrique Antônio Leite Gallucci; a diretora executiva do Museu do Café, Alessandra Almeida.
O secretário e todos ali presentes puderem, também, visitar as instalações do Museu do Café. O edifício conhecido por sua arquitetura eclética, predominam o neoclássico e o barroco.
0 comentário
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado desclassificados para consumo
Após fortes altas, mercado cafeeiro inicia 3ª feira (26) com ganhos moderados e realização de lucros
Café em alta: novo recorde em exportação sinaliza que mundo abraça cada vez mais os grãos de Minas
Futuros do arábica batem novo recorde contratual e mercado interno tem cotações acima de R$ 2 mil
Apesar de exportação recorde em outubro, Brasil acumula 1,7 mi de sacas de café paradas nos portos, sem embarque, em 2024
Exportações de café não torrado faturam US$ 1,042 bilhão nos quatorze dias úteis de novembro 2024