Sustentabilidade, preços dos fertilizantes e papel do Brasil na agricultura foram destaques da visita do CEO da Yara Internacional ao país
O CEO da Yara Internacional, Svein Tore Holsether, esteve no Brasil nesta semana e apresentou alguns pontos de atenção para a companhia pensando no futuro e nas novas necessidades do agronegócio mundial.
Entre os destaques abordados pela liderança estão a sustentabilidade, as situações geopolíticas atuais, a crise climática e o papel do Brasil em um futuro alimentar positivo e se consolidar com potencial de alimentar o mundo.
De olho na geopolítica, Holsether destaca que a Guerra entre Rússia e Ucrânia evidenciou a importância dos fertilizantes para alimentar o mundo, já que sem uma boa alimentação no solo, a produção de alimentos cairia pela metade em todo o mundo e até mesmo 100% em algumas localidades.
Pensando nas questões climáticas, o CEO trouxe números de que a produção de alimentos vinha crescendo ano após ano até 2019, mas as mudanças climáticas aceleraram nos últimos anos e afetaram a habilidade de cultivar comida. Hoje, segundo apresentou Svein, 350 milhões de pessoas vivem sob insegurança alimentar no mundo, o dobro de 2019.
Como maneira de combate à essa situação, o agronegócio pode contribuir com a transformação de alguns modelos com utilização de fertilizantes verdes com baixa emissão de carbono, uso de tecnologia e pensar a agricultura como ação regenerativa desde os insumos, manejos, consumidores e mercados.
Diante deste cenário, Holsether considera que o Brasil se credencia para tomar a dianteira do protagonismo para esta transformação do agro, uma vez que o país possui matrizes energéticas renováveis e já faz uso de diversas ferramentas sustentáveis.
PREÇOS DOS FERTILIZANTES
O CEO da Yara também ressaltou que os últimos anos foram muito voláteis para os preços de energia, fertilizantes e alimentos e, mesmo que tenham caído neste momento, é difícil prever o quais serão os rumos daqui para frente.
Ainda falando sobre essa grande volatilidade, Holsether cita a Guerra entre Rússia e Ucrânia, que exigiu que o mercado encontrasse alternativas para manter a cadeia produtiva.
O presidente da Yara no Brasil, Marcelo Altieri, também destacou essa flutuação nos preços dos fertilizantes comparando os momentos pré-guerra, no pico da guerra e o cenário atual.
INVESTIMENTOS NO BRASIL
A liderança da companhia no Brasil também apresentou alguns números sobre investimentos já realizados no país e como isso irá ampliar as capacidades produtivas nacionais.
0 comentário

Cacau se recupera após dados de demanda melhores do que o esperado

Para especialista, Plano Safra deve conseguir atender em torno de 30% da demanda

Fávaro destaca liderança do Brasil em segurança alimentar e sustentabilidade durante reunião do BRICS em Brasília

Prêmio Mulheres do Agro anuncia abertura de inscrições para oitava edição

Brasil tem oportunidade de se tornar maior exportador de alimentos do mundo após tarifas de Trump

Para aproveitar as novas oportunidades que surgem será necessário aumentar a produtividade