Pernambuco orienta produtores e técnicos sobre ações para evitar a influenza aviária

Publicado em 14/03/2023 08:27
Estado está intensificando ações de monitoramento e fiscalização das criações comerciais e de subsistência de aves

A Superintendência de Agricultura e Pecuária em Pernambuco (SFA-PE) está intensificando as ações de monitoramento e fiscalização das criações comerciais e de subsistência de aves no Estado. Embora a influenza aviária nunca tenha sido registrada no Brasil, produtores e responsáveis técnicos estão sendo sensibilizados, por meio da realização de reuniões com representantes do setor e da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), quanto aos riscos da doença e orientados a manterem o nível de atenção máximo para seus plantéis para evitar qualquer ocorrência.

Uma das preocupações é com as propriedades localizadas no entorno dos sítios de rotas de aves migratórias – registrados na Coroa do Avião, na Ilha de Itamaracá, Região Metropolitana do Recife, e no Arquipélago de Fernando de Noronha. Nessas áreas, durante todo o ano, passam milhares de aves que podem interagir com as espécies domésticas. Com o foco na sanidade das criações de subsistência, a fiscalização, neste mês de março, vai percorrer essas propriedades e coletar amostras (soro, suabes de traquéia e cloaca) para testes sorológicos.

Na última quinta-feira (09), o superintendente de Agricultura e Pecuária de Pernambuco, Carlos Ramalho, e a chefe do SISA-PE, Vânia Lúcia Santana, estiveram reunidos com o secretário de Desenvolvimento Agrário do estado, Aloísio Ferraz, e o presidente da Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco (Adagro), Paulo Roberto Lima. O encontro teve como objetivo detalhar as informações disponíveis sobre influenza aviária na América do Sul e reforçar a necessidade de intensificação das ações. Cabe à Adagro, por exemplo, a fiscalização das granjas comerciais, fazendo as coletas de material sorológico e a verificação do cumprimento das normas previstas na IN 56.

Segundo informações da Adagro, o estado de Pernambuco é quarto maior produtor de ovos e o oitavo maior produtor de frangos do Brasil, sendo o maior do Nordeste. São 12 milhões de ovos por dia e 14 milhões de frangos por mês. A produção acontece em mais de 60 municípios do estado, gerando 160 mil empregos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário