China estabelecerá novo órgão para fiscalização financeira em ampla reforma
A China criará um novo órgão regulador financeiro nacional para substituir seu órgão fiscalizador de bancos e seguros como parte de uma reforma do governo anunciada nesta terça-feira que inclui planos para uma agência nacional de dados.
A proposta de regulamentação financeira, apresentada ao Parlamento da China durante sua reunião anual, colocaria a supervisão do setor, excluindo o setor de valores mobiliários, em uma administração diretamente subordinada ao Conselho de Estado.
Sob a nova configuração, a Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China será abolida, com suas responsabilidades transferidas para a nova administração, junto com certas funções do banco central e do regulador de valores mobiliários.
Como parte da reformulação mais ampla do governo, o número de funcionários nas instituições estatais de nível central será reduzido em 5%.
O Legislativo votará o plano de reforma institucional na sexta-feira.
O setor financeiro da China é atualmente supervisionado pelo Banco do Povo da China, Comissão Reguladora de Bancos e Seguros e a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários, com competência geral do Comitê de Estabilidade e Desenvolvimento Financeiro do governo.
A nova administração vai “reforçar a supervisão institucional, a supervisão de comportamentos e a supervisão de funções”, de acordo com o plano.
O governo vai ainda criar um gabinete responsável pela coordenação da partilha e desenvolvimento dos recursos de dados, de acordo com um plano apresentado ao Parlamento.
As funções do novo departamento incluirão a troca de recursos de informação entre indústrias e a promoção de cidades inteligentes.
0 comentário
Wall St sobe e small-caps tocam recorde após Trump nomear secretário do Tesouro
Dólar fecha quase estável, ainda acima de R$5,80, apesar de exterior favorável
Taxas curtas de juros futuros sobem com expectativa por pacote fiscal e longas caem com influência externa
Wall St abre em alta após escolha de Trump para o Tesouro
Ibovespa opera estável com mercado à espera de pacote fiscal
China intensificará medidas anticíclicas para melhorar economia, diz premiê