Minério de ferro cai após China buscar recomendação sobre alta recente dos preços

Publicado em 06/03/2023 08:12

Logotipo Reuters

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura registraram perdas nesta segunda-feira, depois de o planejador estatal da China ter dito na semana passada que buscou aconselhamento de especialistas sobre medidas de política para lidar com a recente alta acelerada nos preços da matéria-prima.

O contrato futuro de minério de ferro para maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE) da China encerrou as negociações diurnas com queda de 2,13%, a 897 iuanes (129,70 dólares) a tonelada.

Enquanto isso, na Bolsa de Cingapura, o contrato de referência do minério de ferro de abril era negociado em queda de 1,23%, a 123,85 dólares a tonelada.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) disse na noite de sexta-feira que sua unidade de monitoramento de preços se reuniu com especialistas que disseram que o aumento dos preços foi impulsionado por especulação e sugeriram que as autoridades deveriam fortalecer a supervisão do mercado.

Eles também aconselharam "reprimir" a disseminação de informações enganosas sobre preços, acumulação e especulação, de acordo com um post na conta oficial do WeChat do NDRC.

"Alguns participantes do mercado com posições compradas liquidaram suas posições hoje para garantir lucros devido a preocupações de que os preços possam enfrentar uma pressão de queda contínua após as notícias da NDRC", disse Huang Jing, trader de minério de ferro da trading Shanghai Yongjiu.

Tangshan, principal centro siderúrgico da China, disse no sábado que iniciaria, a partir de 4 de março, outra rodada de resposta de emergência de nível 2 para lidar com a forte poluição do ar --a segunda vez em quinze dias que implementa tais medidas.

Algumas siderúrgicas locais foram impactadas pela mudança, disse a consultoria Mysteel em um relatório, sem dar detalhes. Ações de emergência normalmente exigem que as siderúrgicas reduzam a produção.

A decisão da China de estabelecer uma modesta meta de crescimento econômico de 5% para 2023, revelada na abertura do Parlamento no domingo, também pode ter derrubado parte do otimismo nos mercados de commodities.

A meta abaixo do esperado significa que as políticas de estímulo macroeconômico este ano podem não ser tão fortes quanto o esperado anteriormente, disseram analistas da Citic Futures em nota.

(Por Amy Lv e Dominique Patton em Pequim)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário