HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Qualidade do milho armazenado em silo secador é avaliado pela Emater/RS-Ascar

Publicado em 03/03/2023 15:18

O modelo de silo para secagem e armazenagem de grãos na propriedade rural, uma solução simples e de baixo custo, é uma das ações desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar em todo o Estado. O objetivo do silo é proporcionar a secagem e a armazenagem de grãos na propriedade rural para manter a qualidade dos produtos, as propriedades nutritivas, e diminuir as perdas, garantindo ao produtor redução de custos e maior lucratividade. Para avançar nesse contexto, as equipes da Emater/RS-Ascar estão desenvolvendo outra ação com os produtores rurais que optaram por incluir o silo secador em sua propriedade. Um projeto de avaliação dos produtos secados e armazenados nessas estruturas está sendo desenvolvido em todo o Estado e, na região Norte, alguns resultados já foram obtidos.

“Estamos desenvolvendo análise da qualidade do milho armazenado nos silos secadores (modelo Emater/RS) em todo o Estado, isso inclui a nossa região. As avaliações são realizadas através da Unidade de Classificação (UCC) da Emater/RS-Ascar, a partir da coleta de amostras, as quais são analisadas para averiguar a qualidade do milho armazenado nestas estruturas”, explicou o coordenador regional de manejo de recursos naturais da Emater/RS-Ascar, Carlos Roberto Olczevski.

Esse projeto prevê cinco coletas de grãos, em três silos secadores de diferentes propriedades. Na região, será avaliado um silo no município de Palmitinho e dois em Caiçara. O milho armazenado nos silos secadores são avaliados de acordo com a Portaria nº 66/2011, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que prevê a classificação de três tipos de milho com qualidade para consumo (Tipos 1, 2 e 3) e o tipo desclassificado. “Estas análises objetivam verificar se a secagem e o manejo dos silos secadores estão sendo realizados de maneira correta, permitindo aos produtores que utilizam esta tecnologia terem boa qualidade do milho, o qual é utilizado para consumo interno na propriedade rural ou é comercializado”, completou Olczevski.

Durante o processo de avaliação dos grãos são analisados os seguintes aspectos: matérias estranhas e impurezas; umidade; grãos quebrados, mofados, ardidos, fermentados, germinados, carunchados, chochos ou imaturos, gessados; grãos quebrados sadios (igual ou maior a 5mm) e o total de grãos avariados.

Legenda foto: Avaliação dos grãos de milho secados e armazenados na propriedade do agricultor Paulo Trevisan, no município de Caiçara.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Emater/RS-Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário