Petrobras bate recorde de captura, uso e armazenamento de CO2 em 2022

Publicado em 23/02/2023 16:00 e atualizado em 23/02/2023 17:18

Logotipo Reuters

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras bateu recorde em captura, uso e armazenamento geológico de CO2 (CCUS, na sigla em inglês) no ano passado, com 10,6 milhões de toneladas reinjetadas, ou o equivalente a 5,8 bilhões de m³ de CO2, informou a companhia em nota nesta quinta-feira.

 

 

O montante corresponde a 27% em volume do total de gás reinjetado nos campos do pré-sal da companhia e a cerca de 25% do total de CO2 injetado pela indústria global no ano passado, disse a petroleira, citando dados do Global CCS Institute.

"Com esse resultado, a empresa consolida sua liderança mundial em reinjeção de CO2, em linha com a estratégia de reduzir a intensidade das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em suas operações", disse a empresa.

A Petrobras afirmou que as 21 plataformas operadas pela empresa que produzem no pré-sal da Bacia de Santos incorporam a tecnologia de CCUS associada à recuperação avançada de petróleo (EOR, na sigla em inglês), com desempenho em evolução constante.

"Ao reinjetar o gás no reservatório, aumenta-se a eficiência da produção e reduz-se a intensidade de emissões de GEE, medida em emissões por barril produzido. Com isso, o objetivo é buscar uma operação com baixo custo e baixo carbono, garantindo a competitividade do projeto", afirmou.

Segundo a petroleira, o recorde evidencia a capacidade técnica da Petrobras de superar o desafio de lidar com a alta presença de CO2 nos campos do pré-sal.

A empresa também pontuou que está estudando oportunidades de desenvolvimento de um novo modelo de negócio para captura e armazenamento de CO2 oriundo de processos industriais, além do pré-sal. Sem dar detalhes, a empresa disse que o objetivo é contribuir para reduzir emissões não só da companhia, mas também de outras indústrias.

(Por Marta Nogueira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário