Arrecadação federal tem alta real de 1,14% e marca desempenho recorde para janeiro, diz Receita
Por Bernardo Caram
BRASÍLIA (Reuters) – A arrecadação do governo federal teve alta real de 1,14% em janeiro sobre igual mês do ano passado, a 251,745 bilhões de reais, divulgou a Receita Federal nesta quinta-feira.
O resultado ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de um total de 243,012 bilhões de reais, e marcou o melhor desempenho arrecadatório para meses de janeiro desde 1995.
As receitas administradas pela Receita Federal tiveram acréscimo real de 2,16%, com valor arrecadado de 234,932 bilhões de reais em janeiro, informou o órgão.
Segundo a Receita Federal, o aumento real da arrecadação no início de 2023 não foi ainda mais forte por conta de um montante menor nos pagamentos atípicos de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), bem como pelo maior volume de desonerações vigentes neste ano.
Caso não fossem considerados esses fatores não recorrentes, haveria um crescimento real de 8,99% na arrecadação do mês de janeiro, afirmou a Receita.
Caso não fossem considerados esses fatores não recorrentes, haveria um crescimento real de 8,99% na arrecadação do mês de janeiro, afirmou a Receita.
0 comentário
Ibovespa avança na abertura com endosso de commodities e à espera de pacote fiscal
Dólar oscila pouco com mercado à espera de pacote fiscal do governo
IPCA-15 sobe mais do que o esperado em novembro sob peso de alimentos
Rússia atinge infraestrutura da Ucrânia no maior ataque de drones da guerra
Minério de ferro oscila com esperança de corte de juros na China e plano tarifário de Trump
Israel deve aprovar cessar-fogo com Hezbollah, diz autoridade israelense