Mercado futuro do boi reabre e reage mal à investigação do caso de Vaca Louca no Pará acionando limite de baixa e perdendo mais de 5% na B3
Podcast
Mercado futuro do boi reabre e reage mal à investigação do caso de Vaca Louca no Pará acionando limite de baixa e perdendo mais de 5% na B3
Após o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmar que está investigando um caso de EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina) no estado do Pará, o mercado do boi gordo já começou a sentir os efeitos nas negociações futuras e no físico.
Algumas indústrias iniciaram o dia sem oferta de preços e suspendendo os abates durante esta semana. O mercado futuro também sentiu as consequências e os vencimentos março e maio operaram próximos do limite de queda na Bolsa Brasileira (B3) nesta quarta-feira (22).
Na última vez que esse mecanismo foi acionado na B3 foi em setembro de 2021, quando foram relatados dois casos atípicos de vaca louca em Minas Gerais e em no Mato Grosso. Na última sexta-feira (17), as negociações futuras trabalhavam próximos de R $300,00 por arroba nos contratos, e hoje, estão em torno de R$ 290,00/@.
O Ministério da Agricultura e Pecuária ainda deve divulgar um laudo nos próximos dias. De acordo com o Analista de Mercado da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, o resultado do exame tem potencial para acalmar o mercado, entretanto ainda não é o bastante em função do acordo comercial firmado entre Brasil e China.
O analista ainda completa que o Brasil deixa de exportar a carne bovina de forma voluntária quando é notificado um caso. "A duração do embargo depende exclusivamente da decisão chinesa, sejam casos típicos, sejam casos atípicos da doença. Da última vez, o embargo durou em torno de 100 dias e que acabou prejudicando as programações das indústrias frigoríficas", comentou.
Por outro lado, a China também depende das importações de carne bovina do Brasil por conta dos outros produtores que não conseguem atender a demanda.“Por essa necessidade de compra, pode levar esse embargo a ser menor se comparado com o último caso”, relatou em entrevista ao Notícias Agrícolas.
0 comentário

Morre aos 101 anos Jahyr Seixas, ícone da pecuária paraense

Hungria sugere que "ataque biológico" pode ser origem de foco de febre aftosa

Aprimoramento genético do rebanho começa com uma coleta eficiente de dados

Scot Consultoria: Alta no preço do boi gordo e “boi China” nas praças paulistas

China já está pagando mais pela carne bovina brasileira em cenário promissor pós tarifaço

Pecuária e China já está pagando mais pela carne bovina brasileira em cenário promissor pós tarifaço