Inflação alemã segue alta no início do ano

Publicado em 22/02/2023 09:49

Logotipo Reuters

Por Maria Martinez

BERLIM (Reuters) - A taxa de inflação da Alemanha não deu sinais de arrefecimento no início do ano, uma vez que as pressões sobre os preços de energia e alimentos permaneceram altas devido à guerra na Ucrânia.

Os preços ao consumidor alemão, harmonizados para comparação com outros países da União Europeia, subiram 9,2% em janeiro na comparação anual, mostraram dados da agência federal de estatísticas do país divulgados nesta quarta-feira.

Em comparação com dezembro, os preços aumentaram 0,5%, acrescentou o órgão, confirmando dados preliminares tanto mensais quanto anuais.

De acordo com padrões não ajustado com a UE, os preços ao consumidor na Alemanha subiram 8,7% em janeiro na comparação anual e 1,0% em base mensal. A leitura veio após taxas de inflação revisadas de 8,1% em dezembro e 8,8% em novembro.

"Após uma desaceleração no final do ano passado, a taxa de inflação permanece em um nível alto", disse Ruth Brand, presidente da agência alemã de estatísticas.

O economista-chefe do Commerzbank, Joerg Kraemer, disse que, após a revisão metodológica da cesta de componentes da inflação, "não houve uma tendência clara de queda na inflação desde o outono (no Hemisfério Norte)".

Para o economista, é muito cedo para dar baixar a guarda no que diz respeito à alta dos preços. "O Banco Central Europeu deve continuar a elevar suas principais taxas de juros de forma decisiva", disse ele.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário