Novos casos positivos de gripe aviária em aves de quintal em Córdoba, na Argentina
O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina confirmou três novos casos de gripe aviária (IA) H5 em aves domésticas (frangos e outras aves) encontradas mortas na província de Córdoba , nos municípios de Villa del Rosario, Deheza e Baldisera.
Leia mais:
+ Argentina reforça protocolos de saúde para controlar a gripe aviária
+ Mapa reforça status de vigilância para evitar entrada da Influenza Aviária, diz ministro
As detecções foram confirmadas hoje em análises feitas pelo Laboratório Nacional do Senasa em amostras retiradas de frangos e outras aves mortas . Assim, até o momento, existem 8 casos confirmados em aves silvestres e de quintal (5 em Córdoba, 1 em Salta, 1 em Santa Fe e 1 em Jujuy).
O Senasa está trabalhando na região onde foram feitas as constatações, bem como em Jujuy, Salta e Santa Fé, e em Entre Ríos, na fronteira com o Uruguai, fortalecendo os controles e as medidas preventivas.
Da mesma forma, insta o setor produtivo a reforçar as medidas de manejo, higiene e biossegurança de suas granjas avícolas e a notificá-lo imediatamente sobre qualquer detecção de sinais clínicos nervosos, digestivos ou respiratórios, diminuição da produção de ovos, consumo de água ou alimentos e alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres. Lembre-se também de tomar todas as medidas preventivas e não manusear as aves quando estes quadros clínicos forem detectados.
Caso observe a presença ou suspeita de sinais clínicos compatíveis com IAAP em aves ou encontre aves domésticas e/ou silvestres mortas, notifique o Senasa visitando qualquer um de seus escritórios; através do aplicativo "Notificações Senasa", enviando um e-mail para [email protected] ; entrando na seção "Avisar Senasa" do site da agência ou enviando um WhatsApp para 11-5700-5704.
Controles de rotas em Córdoba
No âmbito da emergência sanitária devido à gripe aviária, junto com membros da Gendarmaria e da Polícia de Córdoba, foram controlados os veículos que circulavam em diferentes rotas da Província.
Na ocasião, penas de pavão que eram transportadas em veículo particular foram apreendidas e posteriormente desnaturadas, de forma preventiva. Segundo depoimentos do condutor do veículo, eles haviam sido recolhidos em um estabelecimento rural.
Adicionalmente, verificou-se que os veículos que transportam animais vivos e alimentos possuem documentação comprobatória.
Além disso, agentes do Centro Regional Córdoba do Senasa junto com funcionários de Parques Nacionais e da Secretaria Provincial de Meio Ambiente sobrevoaram a lagoa Mar Chiquita em busca de aves mortas ou com comportamento atípico. Essas ações foram realizadas com a colaboração de Aves Argentinas; Rede Hemisférica de Reservas de Aves Costeiras e Natureza Argentina e o Grupo de Conservação de Flamingos Altos Andinos.
Controles na lagoa de Pozuelos Jujuy
Senasa, juntamente com os Parques Nacionais, realizaram pesquisas com drones na lagoa de Pozuelos, onde foi detectado o primeiro caso em gansos.
Durante os dias 19 e 20 de fevereiro, foi realizado um rake em diferentes pontos da Lagoa Los Pozuelos ao longo da costa da lagoa com um DRON do Parque Nacional Calilegua.
Esta atividade faz parte das ações acordadas, de acordo com o trabalho conjunto que as instituições vêm realizando e como resultado da confirmação do primeiro caso para a Argentina do vírus “Influenza Aviária” na Lagoa.
Foram projetados os pontos de onde seriam feitos os sobrevoos. Assim, foram estabelecidos 5 pontos de onde se acessava todo o perímetro da Lagoa. Foi possível realizar todo o lado oeste da lagoa e no dia 20 o lado leste da mesma, onde não foram registradas aves mortas ou com sintomas compatíveis com a doença.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina