Ações francesas atingem recordes e impulsionam o STOXX 600
Por Shreyashi Sanyal e Amruta Khandekar
(Reuters) - As ações europeias fecharam em alta nesta quinta-feira, depois que balanços corporativos positivos ajudaram o índice de blue-chips da França a atingir nova máxima recorde, o que ofuscou preocupações sobre a taxa de juros dos Estados Unidos permanecer elevada por mais tempo após novas evidências de força econômica.
O índice de blue-chips da França fechou com alta de 0,9%, a 7.366,16 pontos, depois de ter registrado nova máxima recorde de 7.387,29 pontos durante o pregão.
As ações francesas sobem quase 13,8% até agora este ano, impulsionadas pela esperança de que a zona do euro evite uma recessão e por papéis de empresas de luxo expostas à China como LVMH e Kering.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,19%, a 465,24 pontos, mas recuou de um pico em quase um ano atingido mais cedo depois de dados mostrarem que os preços ao produtor dos Estados Unidos subiram mais do que o esperado em janeiro, o que gerou preocupações que o Federal Reserve vai manter sua campanha de aumento de juros por mais tempo.
Na zona do euro, as pressões de preços estão em declínio, mas o Banco Central Europeu tem enfatizado a necessidade de manter um aperto agressivo da política monetária, com exceção do membro do conselho Fabio Panetta, que nesta quinta-feira pediu incrementos menores nas taxas de juros.
Os bancos europeus subiram 2,1% e lideraram os ganhos entre os setores do STOXX 600, enquanto o setor industrial também deu um grande impulso para o índice, depois que balanços positivos impulsionaram os ganhos.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançava 0,18%, a 8.012,53 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subia 0,18%, a 15.533,64 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhava 0,89%, a 7.366,16 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha valorização de 1,16%, a 27.853,74 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava alta de 0,35%, a 9.327,30 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizava-se 0,77%, a 6.001,45 pontos.
0 comentário
Autoridades do BCE mostram nervosismo com crescimento fraco e iminência de tarifas de Trump
Ibovespa avança na abertura com endosso de commodities e à espera de pacote fiscal
Dólar oscila pouco com mercado à espera de pacote fiscal do governo
IPCA-15 sobe mais do que o esperado em novembro sob peso de alimentos
Rússia atinge infraestrutura da Ucrânia no maior ataque de drones da guerra
Minério de ferro oscila com esperança de corte de juros na China e plano tarifário de Trump