Lane vê pequeno impacto da redução de títulos pelo BCE

Publicado em 16/02/2023 15:28

Logotipo Reuters

FRANKFURT (Reuters) - A redução do volume expressivo de dívidas governamentais em posse do Banco Central Europeu pode ter apenas um impacto modesto no crescimento e na inflação, disse o economista-chefe do banco, Philip Lane, nesta quinta-feira.

"Nossos modelos sugerem que reduzir nosso portfólio de ativos em 500 bilhões de euros acumulados normalizados... em 12 trimestres contribui para reduzir a inflação em 0,15 ponto percentual e a produção em 0,2 ponto percentual", disse Lane.

O BCE planeja reduzir o volume de dívidas em seu poder em 15 bilhões de euros por mês a partir de março, mas esse número será revisto e algumas autoridades já pediram um ritmo mais rápido a partir do terceiro trimestre.

Em seu discurso, Lane disse que o aperto da política monetária do BCE, incluindo uma série de aumentos de juros desde a metade do ano passado, já está reduzindo a inflação, mas muito de seu efeito "ainda está em andamento".

"Estima-se que a inflação seja cerca de 1,2 ponto percentual menor em 2023 e 1,8 ponto percentual menor em 2024 como resultado do aperto, enquanto o impacto negativo no crescimento real do PIB é estimado em cerca de 1,5 ponto percentual em média ao longo dos três anos" disse ele.

(Reportagem de Marc Jones)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário