Colheita do milho no Paraná encontra perdas nas regiões Oeste e Sudoeste, mas bons rendimentos no Sul, diz Deral
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, o plantio da segunda safra de milho avançou para 12% do total estimado, com 26% das lavouras já em descanso vegetativo e 74% ainda em germinação.
O plantio está mais avançado nas regionais de União da Vitória (100%), Irati (85%), Pato Branco (80%), Guarapuava (70%), Francisco Beltrão (30%), Toledo (28%), Pitanga e Ponta Grossa (20%).
Os técnicos do Deral classificam 100% das lavouras como em boas condições.

Já nas áreas da primeira safra, 7% do total foi colhido até o momento, enquanto 43% estão em maturação, 52% em frutificação, 3% em floração e os 2% restantes em descanso vegetativo.
Das lavouras ainda em campo, 83% estão classificadas como em boas condições, 15% em médias e 2% tiveram avaliação ruim.
As regiões mais adiantadas na colheita são Francisco Beltrão (80%), Paranaguá (25%), Umuarama (20%), Pato Branco (15%) e Campo Mourão (15%).
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a primeira safra de milho está na fase final de frutificação, avançando para maturação, e começando a colheita em algumas partes das regiões Norte e Centro-Oeste.
Há relatos de perdas na produtividade do milho verão nas regiões Oeste e Sudoeste, enquanto o plantio da safrinha também está sendo realizado. “Atualmente, há umidade suficiente para o plantio, mas a região precisa de chuvas nos próximos dias para otimizar o desenvolvimento das culturas”, diz o relatório.
Na região Sul, a colheita começou em algumas áreas com resultados surpreendentes. “Esperava-se que o excesso de chuvas e as temperaturas abaixo da média afetassem o desenvolvimento das lavouras, porém as produtividades estão acima do esperado”, destaca.
0 comentário

Milho acompanha clima nos EUA e altas na soja para fechar no campo misto em Chicago

Consumo de milho para etanol no Brasil pode mais que dobrar em breve, diz Abramilho

Apesar de perspectiva baixista para estoque global de milho em 2025/26, fator não deve afetar preços

Milho se ajusta na B3 e volta a subir nesta 4ª, apesar de pressão da safrinha

Milho, por Radar Investimentos: 62% da área prevista já havia sido semeada até domingo nos EUA

Clima favorável nos EUA pressiona cotações do milho nesta 3ª feira em Chicago