Entidade avícola do RS assina termo de cooperação de compromisso com produções sustentáveis

Publicado em 08/02/2023 10:24
Asgav, Programa OVOS RS, DSM e Naturovos devem oferecer análises eficientes para avanços nas atividades avícolas do Rio Grande do Sul

Aspirando à produção de proteína animal mais sustentável, no último dia 20 de janeiro, foi firmado o Termo de Cooperação Técnica entre o Programa Ovos RS, uma iniciativa da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), e a Naturovos, para o uso do Sustell™, serviço inteligente de Sustentabilidade, desenvolvido por DSM, empresa global baseada em Saúde, Nutrição e Biociência.
 
A parceria visa a cooperação mútua, assim como possibilitar análises precisas e discussões de temas relevantes ao setor. A Naturovos usará o serviço em granjas avícolas de produção de ovos em sistema convencional e sistema caipira. A plataforma Sustell™ combina ferramentas avançadas que permitem calcular a pegada ambiental das fazendas e a lucratividade dos produtores de proteína animal a partir do cruzamento de dados reais, que geram resultados precisos. Desta forma, é possível criar soluções práticas e sob medida, além de processos de desenvolvimento de negócios para destravar o valor da sustentabilidade.

A veterinária e coordenadora técnica do Programa Ovos RS, Caroline Freitas, acompanha e auxilia na efetivação das atividades técnicas previstas nesta parceria. “A cooperação garante mensurar a pegada ambiental da produção de proteína animal de forma precisa a fim de propor soluções e melhoria contínua do segmento industrial e de produção de ovos”, assinala. Na mesma linha, o coordenador do Programa Ovos RS e presidente executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, destaca que o conjunto de ações organizadas busca por constantes resultados e soluções para as demandas do setor. “A cooperação técnica oportuniza artifícios a médio e longo prazos para a indústria e produção de ovos por meio da aplicação de dispositivo moderno. A ferramenta que disponibiliza análise de dados avalia a sustentabilidade da produção de ovos e favorece melhorias”, comenta.

Nesta etapa da cooperação o uso da plataforma Sustell™ será no modelo de prova de conceito, viabilizando o entendimento das possibilidades de uso na rotina de gestão de granjas de postura e poderá ser estendida às demais granjas do Programa Ovos RS, se for em comum acordo. “Na DSM, temos pleno interesse em fomentar esse projeto e ampliar os avanços da atividade avícola local. Por meio do Sustell™, ajudamos os produtores a prever com precisão o impacto das medidas sustentáveis sobre a produção e o desempenho financeiro, contribuindo para uma pecuária mais eficiente, que gera mudanças positivas para os negócios e ao meio ambiente”, afirma, José Francisco Miranda, especialista em marketing da DSM para a América Latina e responsável pela plataforma na região.

A DSM também é apoiadora premium do Programa Ovos RS que está em sua 10ª Edição.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Asgav

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário