Milho do cedo na região de Santa Fé tem quebra de pelo menos 50%, relata time do Crop Tour
A caminho de Córdoba, mas ainda visitando lavouras na província de Santa Fé, as equipes do Notícias Agrícolas e do Grupo Labhoro continuam a registrar os efeitos da seca no Crop Tour Argentina 2023, principalmente entre as lavouras de milho. As regiões de Esperanza, Humboldt e San Francisco mostram os solos muito secos e as plantas sofrendo muito não só com a estiagem, mas também com as temperaturas muito elevadas.
A imagem abaixo ilustra bem a seca alcançando não só os níveis mais superficiais do solo, mas também as camadas um pouco mais profundas.

As fotos seguem trazendo uma situção de total calamidade para os campos de milho. O cereal plantado mais cedo foi o que mais sentiu, porém, os replantios ou plantios feitos mais tarde também não deram sorte. As chuvas das últimas semanas foram apenas pontuais e insuficientes para reverter os problemas. Onde chegaram de forma um pouco mais volumosa e melhor distribuídas, o máximo que conseguem fazer é estancar as perdas.
Na soja, as imagens mostram as raízes curtas, a baixa estatura das plantas e lavouras ainda em estágio de floração.
Fotos: Daniel Olivi
"O milho do cedo está altamente comprometido, com uma quebra de pelo menos 50%. As lavouras de soja nessa região estão em diferentes estágios, com parte ainda no início e algumas no começo do período reprodutivo, mas todos apresentam forte impacto pela seca, necessitando urgentemente se chuvas para estancar a quebra", explica Ginaldo Sousa, diretor geral do Grupo Labhoro.
Ainda segundo ele, o final de semana foi todo de tempo quente e seco na Argentina. As atenções estão agora para algumas precipitações que poderiam vir entre os dias 11 e 13 de fevereiro.
"Ambos os modelos climáticos - GFS, gerado nesta manhã - e o Europeu - gerado de madrugada - indicam maiores volumes para a Argentina em relação aos mapas de final de semana, entretanto divergem em suas previsões de volumes e abrangência das chuvas. O GFS prevê chuvas a partir do dia 11, abrangendo o noroeste de Cordoba, norte de Santa Fe, Santiago del Estero. Já o Europeu indica chuvas a partir do dia 12 no leste de Buenos Aires, norte de Santa Fe, nordeste de Cordoba, Santiago del Estero", detalha.
>> Clique AQUI e acompanhe em tempo real a chegada das informações do Crop Tour Argentina 2023
>> E acompanhe também pelas redes sociais do Notícias Agrícolas
0 comentário

Antes do feriado, B3 olha volta das chuvas e milho fecha 5ªfeira em baixa

Manhã de quinta-feira traz movimentações positivas para o milho em Chicago

Boletim Agropecuário de abril: produtividade do milho em Santa Catarina é a maior da história

O aumento de hectares de milho nos EUA reduzirá a produtividade?

Milho intensifica baixas na B3 e perde mais de 1% no início da tarde desta 4ª feira

Paraná já perdeu, pelo menos, 10% do milho e fica em alerta para geadas no inverno