Previsão do tempo: Quinta-feira será abafada e de chuvas espalhadas pelo Brasil
A quarta-feira (2) será mais um dia abafado e chuvas espalhadas pelo Brasil, de acordo com as previsões meteorológicas mais recentes. De acordo com a Climatempo, uma frente fria se afasta pelo oceano na altura do litoral de São Paulo.
"O ar quente úmido predomina sobre o interior do Brasil e muitas nuvens carregadas crescem sobre quase todos os estados brasileiros", afirma a publicação.
Ainda no Sudeste, as áreas de instabilidade vão provocar chuvas em São Paulo, além dos modelos indicarem condição para pancadas de chuva no período da tarde no Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e na Zona da Mata Mineira. O norte de Minas Gerais e o Espírito Santo não têm previsão de chuva nesta quinta-feira (2).
Segundo o modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas de instabilidade também crescem no Centro-Oeste do Brasil. O destaque é para o Mato Grosso, que tem alerta amarelo para chuvas intensas nas próximas 24 horas.
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a o alerta oficial do Inmet.
Para o Matopiba, os volumes mais expressivos são previstos no Maranhão, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm. Também chove no oeste da Bahia, Piauí e Tocantins, mas com volumes mais baixos.
Na região Sul do Brasil o dia terá características típicas de verão. As chuvas mais volumosas são previstas no Paraná, com acumulados entre 20mm e 40mm e com previsão de chuva em todo o estado. Também chove em Santa Catarina, com volumes acima de 50mm no leste do estado.
Já no Rio Grande do Sul, devido as altas temperaturas, não estão descartadas pancadas de chuva com raios no período da tarde. O modelo Cosmo prevê a chegada de um novo sistema nos próximos dias no estado gaúcho, mas a chuva deve continuar irregular, sem levar alívio para todos produtores.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Previsão estendida
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceância e Atmosférica (NOAA), prevê que nos próximos dias poderá chover em boa parte do Brasil, com acumulados entre 50mm e 90mm. Apenas áreas do Nordeste e do Rio Grande do Sul devem permanecer com tempo seco.
No período entre 10 e 18 de fevereiro, o modelo norte-americano prevê chuvas ainda mais expressivas no Centro-Norte do Brasil, com acumulados acima de 125mm no período, inclusive com avanço da umidade para áreas do Nordeste. Mantém ainda a previsão de pouca chuva para o Sul do Brasil.
Veja o mapa de previsão estendida em todo Brasil:
0 comentário
Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás