FEMAGRI: visitantes e expositores poderão calcular emissão de carbono para apoio de projetos ambientais
A FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas da Cooxupé retorna para o calendário de eventos presenciais com o propósito de valorizar as iniciativas que trazem mínimos impactos ao meio ambiente.
E, de forma concreta e voluntária, visitantes e expositores poderão calcular o volume de carbono emitido durante o deslocamento para apoiar projetos de compensação ambiental auxiliados pela Eccaplan Consultoria, que é a desenvolvedora do programa.
Calculadora virtual
Os gases de efeito estufa agravam os impactos das mudanças climáticas. E, durante a FEMAGRI, o plano é que os visitantes e expositores calculem as emissões com base na distância percorrida e no meio de transporte para posterior compensação ambiental.
Entre as iniciativas oferecidas por meio da calculadora virtual, para futura compensação, estão projetos de preservação florestal, energia renovável e de uso da biomassa.
A calculadora virtual está hospedada na plataforma Carbon Fair.
A ferramenta, desde já, poderá auxiliar na compensação de carbono. Além de ser, a princípio, uma forma atrativa para que os usuários possam realizar o cálculo de suas emissões, incentivando o uso de energias limpas.
Agricultura regenerativa
A avaliação individual sobre o público presente está interligada, sobretudo, ao “Terrus Carbon Coffee”. Trata-se de um projeto de agricultura regenerativa, pioneiro no país, auditado com o padrão Carbon Fair Standard.
A proposta é implementar, em suma, um método desenvolvido pela empresa de tecnologia Quanticum, que utiliza magnetismo do solo para criar “zonas de manejo”.
Ou seja, criam-se áreas de características semelhantes. E, com base nisso, é elaborado um mapa de magnetismo que auxilia, portanto, na menor necessidade de amostragem.
De acordo com o desenvolvedor, esse recurso possibilita a recomendação exata de insumos e variedades para a área elevando, em conclusão, o potencial de armazenagem do carbono no solo.
A FEMAGRI ocorre nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, na Avenida Vereador Nelson Elias, no Japy, em Guaxupé/MG.
0 comentário
Preço do café sobe 4% nesta terça-feira e Bolsa de NY renova máximas para cotações do arábica
Mercado cafeeiro segue em sua tendência de alta no início da tarde desta 3ª feira (26)
Chuvas regulares trazem expectativa de uma boa safra de café em Minas Gerais, diz presidente da Faemg
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado desclassificados para consumo
Após fortes altas, mercado cafeeiro inicia 3ª feira (26) com ganhos moderados e realização de lucros
Café em alta: novo recorde em exportação sinaliza que mundo abraça cada vez mais os grãos de Minas