Argentina reforça medidas de vigilância para prevenir a entrada da gripe aviária no país
O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina decidiu fortalecer o reforço da vigilância epidemiológica na fronteira norte da Argentina para evitar que a gripe aviária (IA) entre no país como resultado da detecção da doença em o departamento de Cochabamba, no centro do vizinho Estado Plurinacional da Bolívia.
Leia mais:
+ Chile confirma caso positivo de gripe aviária na costa de Ñuble
+ Após caso de gripe aviária detectado na Bolívia, governo recomenda medidas de biossegurança
Nesse sentido , a presidente e a vice-presidente do Senasa, Diana Guillén e Rodolfo Acerbi , respectivamente, juntamente com o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGPyA), Juan Manuel Fernández Arocena , conduziram uma reunião no sede da organização com autoridades e profissionais das direcções nacionais de Saúde Animal (DNSA); Segurança e Qualidade Alimentar (DNICA) e Operações (DNO) ; a Direção Geral de Laboratório ; do Núcleo Regional Noa Norte , representantes do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) , além da coordenação de Relações Internacionais ede Comunicação Institucional , em que se avaliou a situação do país, em particular na fronteira com a Bolívia, e se delinearam ações preventivas .
Vale destacar que o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos (Senasag) da Bolívia declarou emergência sanitária neste fim de semana no departamento de Cochabamba após detectar alta mortalidade em aves poedeiras e aves de quintal. A medida foi adotada enquanto se aguardam os resultados laboratoriais confirmatórios das análises das amostras colhidas dos animais afetados.
Nesse contexto, o Senasa decidiu fortalecer suas ações de prevenção nas jurisdições de seus centros regionais NOA Norte (inclui as províncias de Salta e Jujuy) e Chaco-Formosa .
Entre as medidas adotadas pelas autoridades do Senasa, como parte das ações promovidas no âmbito do alerta preventivo vigente no país, está a mobilização de agentes especializados de sua Direção Nacional de Saúde Animal e de outras regiões, para os escritórios localizados na fronteira com a Bolívia nas províncias de Salta e Jujuy ; continuar a sensibilizar -através da informação direta à população e ao setor produtivo- sobre a importância de notificar a descoberta de aves com sintomas e mortes (sejam elas de produção, de quintal ou silvestres), reforçar a biossegurança nas fazendas comerciais e continuar trabalhando juntos com outras entidades públicas na vigilância e controlocirculação de aves, produtos e subprodutos de aves.
Medidas
Diante dos casos de IA registrados na América do Norte e devido à rota migratória de aves silvestres para o sul, o Senasa decretou o alerta sanitário - em dezembro de 2022, por meio da Resolução 803 - e mantém ações de vigilância para evitar a entrada de IA na Argentina (que é reconhecido como um país livre ) e, no caso de uma potencial detecção, agir rapidamente com medidas de mitigação que impeçam a sua dispersão no país. Foram também reforçadas as ligações e trabalho conjunto com os Parques Nacionais e a Direcção de Fauna Bravia para vigilância permanente de aves selvagens.
Nesse sentido, em Jujuy foram recebidas duas notificações de achados de aves mortas na Laguna de los Pozuelos , cujas análises laboratoriais posteriores descartaram IA .
A divulgação pública sobre a importância de notificar as suspeitas da doença tem permitido aumentar o número de análises de amostras de aves recebidas no Laboratório Nacional do órgão. Todos eles, até agora, produziram resultados negativos para a presença de IA.
Estas medidas têm o apoio e acompanhamento de entidades nacionais e provinciais.
A Resolução 803 também estabelece a necessidade de reforçar e respeitar as medidas de biossegurança nas granjas de produção avícola.
0 comentário
Volume embarcado de carne de frango alcança 353,6 mil toneladas até a 4ª semana de novembro/24
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano