Chile confirma caso positivo de gripe aviária na costa de Ñuble

Publicado em 31/01/2023 08:47

O Serviço Agropecuário (SAG) do Chile confirmou a presença de gripe aviária de alta patogenicidade da variante H5N1 em um pelicano encontrado na praia do setor Boca de Itata, na comuna de Trehuaco, região de Ñuble, após realizar as análises em seu laboratório . Esta constatação confirma que o vírus continua a deslocar-se para o sul do país em aves selvagens, mas não afetou as aves domésticas nem a avicultura nacional.

O delegado presidencial regional, Gabriel Pradenas, juntamente com a(s) diretora(s) regional(is) do Serviço Agropecuário, Gloria Cuevas, convocou com urgência a mesa técnica intersetorial que reúne o Governo Regional, a Delegada Presidencial Provincial de Itata, os secretários regionais de agricultura , saúde, meio ambiente e ministérios governamentais; bem como a Corporação Nacional Florestal (CONAF), o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred), o Serviço Nacional de Pesca (Sernapesca), o Serviço Nacional de Turismo (Sernatur), bem como os municípios de Cobquecura, Trehuaco e Coelemu, Carabineiros, Marinha e Polícia de Investigação.

O Delegado Presidencial, Gabriel Pradenas, enfatizou que “para o Governo do Presidente Gabriel Boric, o trabalho coordenado entre os serviços correspondentes é essencial para facilitar o trabalho desenvolvido pelo SAG, a fim de evitar que a gripe aviária afete os pequenos produtores de aves domésticas. Por isso, o apelo é para permitir que os responsáveis ​​do SAG entrem nos locais onde se encontram estas aves para que possam avaliar e fazer recomendações para que se possam proteger deste vírus.

Perante este novo caso positivo, o SAG criou um centro de operações para coordenar e executar os trabalhos de reforço da vigilância que tem vindo a desenvolver desde Dezembro nas zonas costeiras e nas zonas húmidas, uma vez que a criação doméstica de aves de capoeira como galinhas , gansos e patos, concentra-se nas imediações destes locais. Da mesma forma, já comunicou os estabelecimentos industriais para que intensifiquem as suas medidas de biossegurança de forma a evitar o contágio.

 “Apelamos à calma da comunidade; As agências estatais estão trabalhando juntas para evitar a propagação deste vírus que, no Chile, só afetou aves silvestres”, informou a(s) Diretora(s) Regional(is) do SAG, Gloria Cuevas. “O mais importante é que todos estejam alertas caso encontrem aves mortas ou doentes: não as toquem, não as movam e liguem imediatamente para o SAG, que disponibilizou vários canais de comunicação para receber denúncias do público”, acrescentou. .

A gripe aviária é uma doença viral contagiosa que afeta aves silvestres e domésticas, não havendo cura ou tratamento. No Chile, desde dezembro de 2022, está presente em aves selvagens migratórias das regiões de Arica e Parinacota até Ñuble, mas nenhum caso foi registrado em aves domésticas ou granjas avícolas.

Nesse sentido, os profissionais do SAG reiteraram o apelo aos criadores de aves para que tomem medidas extremas de biossegurança, evitando o contacto com aves selvagens ou a partilha de água ou alimentos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Governo do Chile

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário